Presidente do Conselho decide até 2ª se aceita pedido de cassação de Jucá

  • Por Estadão Conteúdo
  • 31/05/2016 13h47
Brasília - O senador Romero Jucá durante apreciação de vetos e destaques, antes de iniciar a discussão e apreciação do PL da nova meta fiscal (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil) Agência Brasil Romero Jucá - Agência Senado

O presidente do Conselho de Ética do Senado, João Alberto Souza (PMDB-MA), recebeu em mãos nessa terça-feira, 31, o pedido de cassação do senador Romero Jucá (PMDB-RR). Ele informou ao jornal O Estado de S. Paulo que tem até segunda-feira, da próxima semana, dia 6 de junho, para decidir se acolhe ou rejeita o pedido.

Como de costume, e como foi feito no processo do ex-senador Delcídio Amaral, João Alberto enviou nesta terça a matéria para a advocacia do Senado, a quem pediu um parecer prévio. De acordo com o senador, ele tem até cinco dias úteis para tomar uma decisão.

Segundo o Código de Ética do Senado, representações contra senadores precisam ser avaliadas inicialmente pelo presidente da comissão, que tem a prerrogativa de aceitar ou rejeitar o pedido Caso seja aceito, inicia-se um processo no Conselho de Ética com o sorteio de um relator. Caso seja rejeitado, cabe recurso ao plenário do colegiado.

A representação contra o Romero Jucá foi feita pelo PDT na semana passada, protocolada pelo senador Telmário Mota (PDT-RR), rival local do peemedebista. O argumento é a quebra de decoro com a revelação de diálogos entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em que o peemedebista defende que é necessário “trocar o governo” para “estancar a Lava Jato”.

Jucá é um dos principais articuladores do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff e considerado o homem forte do presidente em exercício Michel Temer. Após a divulgação dos diálogos, que iniciou a primeira crise do novo governo, Jucá foi exonerado do cargo de ministro do Planejamento.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.