Reforma trabalhista é discutida na Câmara; acompanhe ao vivo

  • Por Jovem Pan
  • 26/04/2017 12h43
DF - REFORMA/TRABALHISTA/URGÊNCIA - POLÍTICA - Após colocar novamente em votação o pedido de urgência para a reforma trabalhista nesta quarta-feira, 19, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), confrontou-se com a oposição no plenário. Os parlamentares contrários à nova votação fizeram uma questão de ordem, recusada pelo presidente, que também ignorou um recurso apresentado pelos deputados. Diversos parlamentares da oposição então subiram à mesa de Maia gritando "Golpe, Golpe", o que deu início a um longo bate-boca, enquanto deputados da base gritavam "Voto, Voto". Deputados da oposição seguravam cartazes com a frase "Cunha de novo não" em referência à prática do ex-presidente da Casa em refazer votações perdidas. 19/04/2017 - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO Parlamentares da oposição barram votação de urgência para aprovação da reforma trabalhista na Câmara

A reforma trabalhista proposta pelo governo Temer deve ser votada ainda nesta quarta-feira no plenário da Câmara dos Deputados. A votação será o termômetro em relação à base governista de Michel Temer.

Acompanhe os debates ao vivo:

O presidente articulou pessoalmente este apoio. Recebeu governistas, líderes no Palácio do Planalto e levou o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, para mostrar a necessidade das reformas. E agora deu o ultimato: o deputado que votar contra a reforma está a caminho da oposição e perde as benesses de Governo.

As mudanças que serão votadas hoje atingem 100 pontos da CLT e tem como base a redefinição de que o negociado vale acima do legislado. Divisão de férias, carga horária diária, banco de horas trabalhado, trabalho remoto e registro de ponto são os itens possíveis de negociação.

O resultado será por maioria simples de votos em plenário, diferente da reforma da Previdência, que será por PEC, e exige 308 votos favoráveis (maioria qualificada, de três quintos).

O Governo sabe que não tem ainda esses votos para a nova Previdência e, por isso, vai em busca de apoio de governadores e prefeitos, além de tentativa de convencimento que envolve até ministros. Três deles saíram dos seus cargos temporariamente para reforçar e reorganizar a base no Congresso.

O painel da reforma trabalhista será a base do Governo para a reforma da Previdência.

Relator confiante

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, o relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN) afirmou que o projeto que será votado na Câmara nesta quarta-feira (26) está fechado com a base aliada do Governo. “Houve compreensão do conjunto do projeto”, disse o deputado, que afirmou ainda que a questão da contribuição sindical está, de fato, extinta em seu relatório.

“O nosso relatório prevê a extinção dessa obrigatoriedade de uma só vez. Não transigimos e nem abrimos negociação para retirar isso do relatório. Mas, dentro do Parlamento, deputados que querem manter status quo ou propor conciliação terão a possibilidade de apresentar emenda. Meu sentimento hoje do que ocorre na Câmara é de que o nosso projeto vai passar do jeito que ele se encontra”, disse.

Assista à entrevista completa AQUI.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.