Se alguém “fez alguma sacanagem, que pague”, diz Lula em defesa da Petrobras

  • Por Jovem Pan
  • 03/07/2015 16h44
SÃO PAULO, SP, 01.05.2015: DIA-TRABALHO - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em ato da CUT (Centros Única dos Trabalhadores) e centrais sindicais no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, nesta sexta-feira (1º), em comemoração ao Dia do Trabalho. (Foto: Marlene Bergamo/Folhapress) Folhapress Lula durante discurso no dia primeiro de maio

Falando a sindicalistas, o ex-presidente Lula defendeu hoje que os responsáveis pelo roubo na Petrobras sejam punidos, mas que os trabalhadores sejam preservados.

Discursando na Frente Única dos Petroleiros, na cidade de Guararema, região metropolitana de São Paulo, Lula também criticou o que chamou de vazamento seletivo nas investigações da Operação lava Jato.

O ex-presidente saiu em defesa dos funcionários da estatal e pediu para que eles não fossem punidos pela investigação. “Se alguém, de dentro da Petrobras ou de fora da Petrobras, fez alguma sacanagem com a Petrobras ou roubou, esta pessoa que pague pelo roubos e os trabalhadores não sejam punidos. Que não sejam punidos aqueles que trabalham, que efetivamente são responsáveis pela construção desta extraordinária empresa chamada Petrobras, motivo de orgulho do nosso país”, bradou.

Em relação à situação atual da economia brasileira, Lula reconheceu que o momento é complicado e pediu para a presidente Dilma ouvir os eleitores. Defendendo o ajuste fiscal, o ex-presidente declarou que atualmente não há outra alternativa ao governo a não ser “encostar a cabeça no ombro do povo”.

“O nosso Governo, outra vez, está precisando conversar com o povo brasileiro. E eu acho que é isso que a presidenta vai fazer depois dessa volta dos Estados Unidos. E eu acho que a companheira Dilma tem noção exata do que eu estou falando, porque ela conviveu comigo muito tempo. Ela sabe que nas horas mais difíceis não tem outra alternativa a não ser encostar a cabeça no ombro do povo e conversar com ele”, explicou.

Lula ainda comentou em discurso para os petroleiros a redução da maioridade penal, que foi aprovada nesta semana na Câmara. O petista repetiu o posicionamento do governo federal e afirmou que o Congresso quer jogar nas costas dos jovens a irresponsabilidade dos governos.

“Eu sei que é um tema que, se for para um plebiscito, possivelmente ganhe. Mas o Estado tem que ter responsabilidade de saber se ele está cumprindo com essa obrigação. Acho que essa meninada está precisando de oportunidade. O Congresso Nacional quer jogar nas costas de meninos de 16 anos, a irresponsabilidade de coisas que o Governo não faz”, disse.

Em seu discurso, Lula saiu em defesa do Governo Dilma Rousseff e listou uma série de medidas recentemente anunciadas da chamada “agenda positiva” do Governo federal, como programas de investimento na agricultura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.