Senador Anastasia: chamar processo de “golpe” é “totalmente fora da realidade”

  • Por Jovem Pan
  • 29/08/2016 20h39

"O impeachment está previsto na Constituição. (...) O processo é perfeitamente legítimo e é constitucional" Reprodução Anastasia - reprodução

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) disse que chamar o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff de “golpe” é “totalmente fora da realidade”. Segundo o tucano, o impeachment está previsto na Constituição e o processo tem na mesa ela, como chefe do executivo, o chefe do poder legislativo e o presidente do Supremo.

“Com relação à essa expressão (golpe), vários ministros do Supremo já manifestaram publicamente descartando de modo total. Inclusive o nosso líder, Cássio Cunha Lima, basta ver a mesa de hoje. Ela, como chefe, ainda que afastada, pelo executivo, o chefe do poder legislativo, que é o senador Renan, presidente do Congresso, e o presidente do Supremo Tribunal presidindo a sessão. Então, é claro que não há nenhuma mácula, nenhuma nódoa no processo constitucional. O impeachment está previsto na Constituição. (…) O processo é perfeitamente legítimo e é constitucional. Com ampla defesa, com todas as provas necessárias que foram feitas, acompanhamento permanente do Supremo, que aliás, determinou o rito que foi cumprido, então isso é totalmente fora da realidade”, afirmou Anastasia.

Além disso, o tucano afirmou que o discurso da petista seguiu o mesmo caminho que a defesa já vinha tomando e não acha que tenha havido nenhuma novidade que poderia impedir o afastamento em definitivo da presidente, já que ela “bateu nas mesmas teclas”.

“Ouvimos, é claro, com muito respeito, com muita atenção, mas não me parece que há algo novo, qualquer coisa diferente do que foi dito. Do que está no relatório de pronúncia, daquilo que está nas alegações da própria defesa e que já foi objeto de deliberação anterior do plenário. Claro, eu sempre tenho essa cautela, que cada magistrado é um juiz de formar a sua convicção, soberana, livre. Então, nós não podemos nunca fazer conjectura sobre o voto de cada qual. Mas não me parece que haja alteração em vista de que nada de novo foi dito aqui em termos do processo”, opinou o senador.

Confira no vídeo abaixo a entrevista completa do tucano Antonio Anastasia:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.