Temer cita melhora na economia e convida estrangeiros a investir no Brasil

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/03/2017 10h29
São Paulo - O presidente Michel Temer participa da cerimônia de Posse do Conselho de Administração da Amcham (American Chamber of Commerce for Brazil) (Beto Barata/PR) Beto Barata/PR Michel Temer - abr

O presidente Michel Temer fez um chamado para que investidores internacionais venham ao Brasil e citou dados de melhoria na economia e de avanços de reformas para dizer que o País voltou a ser lucrativo para os interessados em investir aqui. 

“Aqueles que podem e queiram investir no Brasil, podem fazê-lo. Posso dizer sem medo de errar: invistam no Brasil que vocês sairão ganhando”, afirmou o presidente nesta terça-feira (21), em conferência organizada pelo Council of The Americas. “Queremos que os Estados Unidos e quem mais possa invistam com muita força, entusiasmo e segurança no País”, completou. 

Temer voltou a avaliar que seu governo “conseguiu feitos mais que razoáveis” em pouco tempo, e citou, em primeiro lugar, a queda na inflação, que ficou abaixo do teto da meta de 6,5% em 2016. “Hoje a inflação está em torno de 5%, indicando que esse ano poderemos ficar abaixo do centro da meta de 4,5%. Isso é fruto de uma política econômica responsável, que passa pela redução de juros, prenunciando a hipótese de que a Selic possa voltar para um dígito”, acrescentou.

O presidente citou também a abertura de quase 36 mil vagas de emprego formal em fevereiro, após 22 meses consecutivos de queda “O que esperávamos que viesse no próximo semestre começou agora”, analisou. 

O presidente também comemorou o fato da Moody’s ter alterado a perspectiva de rating do Brasil de “negativo” para “estável” na última semana. “Isso aumenta a nossa possibilidade de voltarmos a ter grau de investimento, o que significa o reconhecimento internacional de que o cenário é muito mais positivo”, completou

Temer citou ações como a liberação de contas inativas do FGTS, com uma injeção de cerca de R$ 35 bilhões a R$ 40 bilhões na economia e citou a continuidade de programas sociais continuam. O presidente disse ainda que o governo está lançando um programa de regularização fundiária nas cidades e no campo.

Ele lembrou que o leilão de quatro aeroportos na última semana teve um ágio “extraordinário”. Ele voltou a dizer que as ações das Petrobras se valorizaram 145% em um ano e meio, demonstrando o retorno da confiabilidade da estatal.

“Há uma crença de que o País está renascendo. Não teria coragem de fazer esse discurso há seis meses, mas hoje tenho essa segurança. O Brasil tem rumo e não vai distrair-se em função de outros fatos”, afirmou. 

Para o presidente, cada um dos Poderes da República está organizado e realizando suas atividades harmoniosamente. “Estamos passando por um fenômeno de reconstitucionalização do País. Temos responsabilidade fiscal ao lado de responsabilidade social”, concluiu.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.