Temer nomeia indicados do Centrão e do PMDB

  • Por Estadão Conteúdo
  • 27/07/2016 08h19
Brasília, DF, Brasil: O Presidente interino Michel Temer anuncia a nova norma do Programa Minha Casa Minha Vida em cerimônia no Palácio do Planalto. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) Marcelo Camargo/Agência Brasil Michel Temer - Agência Brasil

O presidente em exercício Michel Temer nomeou, na última terça-feira, 26, indicados pelo PMDB e pelo Centrão – bloco informal de 13 partidos da Câmara liderados por PP, PSD e PTB – para cargos no segundo e terceiro escalões do governo federal. As nomeações foram liberadas para acalmar parlamentares derrotados pela antiga oposição (PSDB, DEM, PSB e PPS) na eleição para a presidência da Casa.

Temer nomeou Joaquim Mendanha de Ataídes para o cargo de superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), cujo orçamento previsto para este ano é de R$ 165,6 milhões. Ele foi indicado pela bancada do Solidariedade, que faz parte do Centrão. O novo dirigente era presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de Goiás (Sincor-GO), mesmo Estado do líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes, um das principais lideranças do Centrão.

Temer também nomeou nesta terça dois diretores apadrinhados pela bancada do PMDB para Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Cleide Edvirges Santos foi indicada pelo deputado Mauro Lopes (PMDB-MG). Ela é servidora de carreira do órgão e ligada ao vice-governador de Minas Gerais, Antônio Andrade (PMDB). Já Marcus Luis Hartmann foi nomeado por indicação do deputado Peninha Mendonça (PMDB-SC).

A Conab é comandada por indicados de Jovair há quatro anos. A presidência da companhia só saiu da tutela do deputado em setembro do ano passado, quando o então presidente do órgão, Lineu Olímpio de Sousa, deixou o cargo, logo após o líder do PTB apresentar relatório favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. Nas próximas semanas, porém, a expectativa é de que um novo presidente ligado a Arantes seja nomeado. “As nomeações estavam demorando, mas agora está saindo”, disse ele à reportagem. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.