Vicente Cândido não vê maioria para alteração de regras eleitorais para 2018

  • Por Estadão Conteúdo
  • 26/06/2017 15h13
Lucio Bernardo Jr. /Câmara dos Deputados Vicente Cândido (PT-SP) - Ag. Câmara

O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), deixou claro nesta segunda-feira, 26, que não vê apoio suficiente entre os parlamentares para que mudanças significativas nas regras eleitorais sejam aprovadas no Congresso a tempo de serem aplicadas na eleição de 2018, como o fim das coligações proporcionais, a adoção da cláusula de barreira para partidos políticos e a alteração do sistema de votação para lista fechada ou distrital.

“Hoje é muito difícil construir maioria. Nós temos um monte de general sem tropa. Os presidentes e líderes não têm mais os domínios e comandos de suas bancadas. São poucas as bancadas que conseguem fechar questão em cima de uma outra questão. Resta a negociação individual e isso é muito difícil”, disse o deputado, na saída de um evento em São Paulo sobre a reforma política, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp)

O projeto do deputado prevê que a alteração do sistema de votação seja feita de forma gradual, começando com lista fechada nas eleições de 2018 e 2020 e, depois disso, migrando para o modelo alemão, que mistura lista fechada e voto distrital. Para que eventuais mudanças possam valer a partir da eleição de 2018, o Congresso tem de aprová-las com pelo menos um ano de antecedência, ou seja, no máximo até setembro deste ano.

No entanto, segundo ele, com a delação da JBS, cresceu o temor no Congresso de que, com a lista fechada já em 2018, haveria uma dificuldade para que fossem eleitas as principais lideranças dos grandes partidos. Com isso, ele disse, ganhou força o movimento para a aprovação do voto distrital, porque, com menos influência dos partidos, as campanhas ficariam mais individualizadas e seria mais favorável aos que buscam a reeleição. “Salvaria o atual Congresso”, disse.

Diante desse cenário, o deputado afirmou que vai buscar, para 2018, não aprovar nem o voto em lista fechada nem o voto distrital. “A ideia seria, com o sistema de votação atual, diminuir o número de candidatos, cujas campanhas seriam financiadas por um fundo público com mais recursos do que estamos propondo para 2020”, disse. A proposta para 2020 prevê um fundo público para campanhas de R$ 2,2 bilhões. Para 2018, o fundo seria de R$ 3,5 bilhões. Segundo Cândido, um dos que apoiam essa alternativa é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para diminuir o número de candidatos, sem alterações significativas no sistema de votação, Cândido sugeriu uma redução no limite de candidatos que os partidos podem apresentar “Hoje, cada partido pode indicar 150% das vagas e cada coligação pode indicar 200% das vagas. Com o projeto em negociação, você poderia indicar 70% das vagas”, disse.

Em relação ao fundo público para campanhas, Cândido contou que o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, quer que boa parte do fundo seja repartida entre os partidos de acordo com o tamanho das bancadas no Senado. O deputado, no entanto, discorda. “A bancada do Senado tem uma distorção grande, porque são candidaturas majoritárias e é onde o PMDB tem 21 senadores, talvez a maior bancada do PMDB nos últimos anos. Isso prejudica o PT, o PSDB e os demais partidos”, disse.

Além disso, segundo Cândido, Jucá pretende que os partidos sejam livres para gastar o dinheiro como quiserem. “Isso tem reação no Congresso porque os deputados querem que o mínimo de garantia que parte do dinheiro aprovado seja reservado para o Parlamento. Se isso fica na mãos dos partidos, que não têm democracia interna, acaba sendo um risco grande. Essa proposta vai ser difícil de ser viabilizada”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.