Prefeitura de Guarulhos confirma morte de mulher em decorrência da febre amarela

  • Por Jovem Pan
  • 25/01/2018 13h17
EFE/Fernando Bizerra Jr. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarulhos, ela teria contraído a doença no município de Piracaia, próximo de Atibaia, onde esteve entre o período de 30 de dezembro e 04 de janeiro

Uma mulher de 60 anos, moradora do bairro de Jardim Jovaia, em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, faleceu no último dia 11 no Hospital da Unicamp, em Campinas, em decorrência da febre amarela.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Guarulhos, ela teria contraído a doença no município de Piracaia, próximo de Atibaia, onde esteve entre o período de 30 de dezembro e 04 de janeiro.

Este já é o quarto caso de óbito envolvendo moradores de Guarulhos desde o mês de dezembro. Todos foram infectados pelo mosquito em outras cidades – dois em Atibaia, um em Nazaré Paulista, e este em Piracaia.

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos confirmou outro caso de morador guarulhense que contraiu a doença em Nazaré Paulista entre os dias 31 de dezembro e 1º de janeiro. Esta pessoa á saiu da UTI do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na capital paulista.

Com este, já são oito casos confirmados da doença na cidade, sendo quatro óbitos e quatro pessoas que não correm risco de vida.

Medidas preventivas

Desde o mês de outubro, quando os primeiros casos de mortes de macacos infectados por febre amarela em áreas próximas à Serra da Cantareira foram constatados, a Prefeitura de Guarulhos passou a adotar série de medidas preventivas.

Entre elas, a vacinação da população que mora nas proximidades das áreas de risco ou frequenta essas regiões.

Segundo dados da Prefeitura de Guarulhos, até o momento já foram imunizadas mais de 500 mil pessoas.

Atualmente, 30 Unidades Básicas de Saúde da cidade oferecem as doses contra a febre amarela: Palmira, Continental, Vila Rio, Morros, Santa Lídia, Seródio, Haroldo Veloso, Carmela, Lavras, Soberana, Ponte Alta, Santa Paula, Álamo, Aracília, Piratininga, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio, Belvedere, Primavera, Acácio, Bananal, Santos Dumont, Fortaleza, Água Azul e Bambi, além das UBS Munhoz, Cavadas e Ponte Grande, que são unidades temporárias de vacinação para bloqueio da febre amarela na região.

Já o Ambulatório da Criança (Centro) e a UBS Cecap são unidades que emitem Certificado Internacional de Vacinação. Portanto, elas somente vacinam as pessoas que viajarão para locais de risco, mediante comprovação de viagem marcada (passagens, reservas de hotel, entre outros).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.