Prefeitura de São Paulo inicia o envio de boletos do IPTU 2018

  • Por Estadão Conteúdo
  • 17/01/2018 12h57
Fotos Públicas Entidades de defesa do consumidor se dizem preocupadas com as mudanças no cadastro positivo, mas o comércio comemora. Na semana passada, o texto-base do projeto que muda as regras foi aprovado pela Câmara. O cadastro positivo é um banco de dados que existe desde 2011 e relaciona os clientes que são considerados bons pagadores. Até então, o consumidor precisava pedir pra ter o nome incluído, mas agora, todos que estiverem com as contas em dia entram na lista automaticamente. Quem não quiser, terá que entrar em contato com as instituições financeiras e solicitar a exclusão. Segundo Paulo Miguel, diretor-executivo da Fundação Procon de São Paulo, não há garantias de que os dados do consumidor estarão protegidos. O deputado Walter Ioshi, que foi o relator do projeto na Câmara, rebate e garante que não haverá violações. A aprovação do novo cadastro positivo agradou as empresas de crédito e os varejistas. O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Alencar Burti, diz que é uma vitória do consumidor que mantém as contas em dia. Apesar da aprovação, os destaques do texto ainda serão apreciados pelo plenário da Câmara nesta semana. Depois, o texto segue para uma nova análise do Senado, de onde veio a matéria original. Quem realizar o pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo

Os contribuintes da capital paulista começam a receber a partir da quinta-feira, 18, os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2018. Dependendo da data de vencimento, as notificações continuarão a ser enviadas até o dia 20 de fevereiro. O pagamento da primeira parcela ou cota única ocorre em fevereiro.

Quem realizar o pagamento do IPTU à vista terá um desconto de 3% no tributo.

É preciso ficar atento porque a partir deste ano, não haverá mais o envio mensal de boletos de pagamento do imposto para os contribuintes que efetuarem a quitação em parcelas.

Todos vão receber a notificação de lançamento do imposto com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento receberá posteriormente, num único formulário, todos os boletos para realizar o pagamento das seguintes parcelas.

Esses boletos continuarão a ser pagos mensalmente, de acordo com o vencimento de cada parcela.

Desde terça-feira, 16, os contribuintes isentos já começaram a receber a comunicação (sem valor a pagar).

A emissão de segundas vias pela internet e as modalidades de pagamento online já estão disponíveis.

Caso o contribuinte não receba a notificação até a data de vencimento, poderá realizar o pagamento através de uma das modalidades de pagamento online ou emitir a 2ª via na página da prefeitura.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.