Presidente da FenaPrevi vê como “preocupante” desconhecimento sobre reforma na Previdência

  • Por Jovem Pan
  • 23/08/2016 17h18

"A gente esperava que pelo menos o nível de conhecimento do assunto fosse um pouco maior" Reprodução Edson Franco - presidente da FenaPrevi

Uma pesquisa da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi) apontou que 44% dos brasileiros nunca ouviram falar da discussão sobre a reforma da Previdência. Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, o presidente da FenaPrevi, Edson Franco, afirmou que o número é preocupante.

“É muito preocupante e, na verdade, nos surpreendeu porque a gente imaginava que com o nível de exposição que o assunto já tem hoje na mídia, inclusive em mídia de larga escala, a gente esperava que pelo menos o nível de conhecimento do assunto fosse um pouco maior”, disse Franco.

“Mais do que isso, a gente percebe também que existe um alto nível de contradição e de falta de clareza de quais são os temas principais relacionados à reforma. Quando se fala, por exemplo, em idade de aposentadoria, as pessoas, quando perguntadas se o fato das pessoas estarem vivendo mais faria com que a idade de aposentadoria fosse adiada, as pessoas dizem “sim, isso faz sentido.” Quando você faz a pergunta se aquilo vai afetar diretamente a ela, ela diz “não, não, comigo não.” Então, é uma coisa um pouco contraditória”, completou.

De acordo com o presidente da FenaPrevi, apesar dessa parte da população pouco entender sobre o assunto, entende que a eventual reforma pode dificultar o pedido da aposentadoria.

“Das pessoas que manifestaram ter conhecimento sobre a reforma, ainda que haja um medo da perda de direitos, o medo é menor do que daquelas pessoas que disseram não saber nada sobre a reforma. Ou seja, a partir do momento que as pessoas têm conhecimento do nível da discussão, e mais do que isso, do nível da gravidade da situação fiscal que a Previdência está, as pessoas também começam a entender o senso de urgência e a necessidade de promover essas reformas o mais rápido possível”, afirmou o presidente da Fenaprevi.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.