Protesto contra genocídio de negros reúne 400 pessoas em Brasília

  • Por Agencia Brasil
  • 22/08/2014 20h17

 Reaja ou será morto, acontece a 2 Marcha Internacional Contra o Genocídio do Povo Negro. O movimento luta pelo fim do genocídio da população negra e contra o racismo. (José Cruz/Agência Brasil)

Realizada em 15 países, a marcha mobilizou pessoas em 18  estados brasileiros (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Um protesto contra o genocídio de negros no Brasil reuniu hoje (22), no centro da capital federal, cerca de 400 pessoas, conforme cálculo da Polícia Militar do Distrito Federal.

Foi a primeira vez que o Distrito Federal (DF) participou da Marcha Internacional contra o Genocídio do Povo Negro, que está na segunda edição. A marcha reuniu representantes de movimentos sociais e grupos religiosos, artistas, pessoas que sentem o racismo na pele e simpatizantes da causa.

Veja também no Portal EBC:

Campanha coleta assinaturas para lei que cria fundo de combate ao racismo

Internet segue como desafio do combate ao racismo

Especialistas avaliam que há racismo na produção audiovisual brasileira

Com cartazes e cruzes brancas nas mãos, o grupo percorreu as ruas que cortam a rodoviária de Brasília, um dos lugares mais movimentados da cidade, de onde saem ônibus para as demais regiões administrativas do DF e cidades do entorno.

“O objetivo da marcha é dar visibilidade à questão. Quem está marchando aqui são as pessoas da periferia, dos assentamentos. Queremos dar vez para aqueles que estão à margem, que não falam”, disse uma das organizadoras da marcha, Layla Marisandra, do Fórum da Juventude Negra. “No DF, não é diferente dos outros estados. Aqui temos um cordão invisível que divide as asas [Sul e Norte] do entorno e das [cidades] satélites. Tem uma população que só vem ao centro para trabalhar.”

A marcha é realizada simultaneamente em 18 estados brasileiros e em 15 países, informou a coordenação da campanha “Reaja ou será morto (a)”, que convocou o ato. Juntos, os movimentos querem dar  visibilidade às situações de violência e fortalecer a luta por políticas públicas que garantam direitos, como acesso à educação e à saúde.

Segundo o Mapa da Violência 2014, a vitimização de negros é bem maior que a de brancos. Morreram proporcionalmente 146,5% mais negros do que brancos no Brasil em 2012, em situações como homicídios, acidentes de trânsito ou suicídio. Entre 2002 e 2012, a vitimização mais que duplicou, diz o estudo.

Na marcha, as hitórias de violência e preoconceito eram muitas. A técnica de enfermagem Lourdes Pereira, de 49 anos, teve o sobrinho Flávio Rogério, de 20 anos, assassinado pela polícia, em Teresina. “Meu sobrinho morreu por um pré-julgamento da polícia. Esse julgamento é um racismo disfarçado”, afirmou.

Ela é moradora da Cidade Ocidental, município goiano no entorno de Brasília. Negra, Lourdes disse que “sente na pele a diferença. Quando vamos procurar emprego, por exemplo, e não somos escolhidas e a diferença não está no currículo.”

O rapper Divino Monteiro, o Dino Black, traduz o sentimento em versos. “Meus irmãos só marcam presença lá se for para lavar banheiros ou lavar o chão. Me doi em pensar em tanta exploração. Tem preto otário achando que acabou a escravidão. Pode crer que não”, diz na música Onde Estamos.

“Quando o negro entra, é o primeiro suspeito. Isso acontece comigo: basta eu entrar em um ônibus que todos me olham, basta entrar em uma loja que acham que eu vou roubar alguma coisa”, diz o rapper, que é morador da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal.

Editora: Nádia Franco

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.