Reforma da Previdência só atingirá os pobres e a classe média, diz Paim

  • Por Jovem Pan
  • 25/09/2017 18h03
Agência Senado Agência Senado Presidente da CPI da Previdência, senador Paulo Paim (PT-RS), ressalta que até a Suíça já rejeitou mudanças no sistema de aposentadoria

O senador Paulo Paim (PT-RS) tem sido um crítico assíduo da reforma da Previdência. Nesta segunda-feira (25), em sessão no Plenário do Senado Federal, Paim, que também preside a CPI da Previdência, afirmou que a proposta não traz sugestões para se reduzir o déficit do Estado.

“Essa reforma só vai atingir os que mais precisam, os pobres e a classe média. Em nenhum momento foram apresentados caminhos para melhorar a gestão da previdência. Só a dívida pronta para ser cobrada, dos bancos e de grandes devedores, é de R$ 1 trilhão. E não é cobrada porque não é dada condições para que os procuradores da Fazenda façam essa cobrança”, explicou.

Paim ressalta que até a Suíça refutou mudanças no sistema de aposentadoria durante um plebiscito. Segundo o parlamentar, os moldes da reforma eram os mesmos da PEC 287, proposta no Brasil. “Em um referendo com 78,7% dos votos, o povo suíço aprovou apenas uma emenda constitucional para garantir a segurança alimentar do país, com produtos nacionais e importados”, acrescentou.

Para o senador o principal problema da questão da previdência no Brasil está na gestão, na falta de fiscalização e no combate à corrupção. “Se garantirmos que isso seja feito, com certeza a nossa Previdência vai dar superávit por décadas. Não é preciso fazer essa reforma nos moldes em que o governo está propondo”, completou.

*Com informações da Agência Senado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.