Ciclistas farão protesto no Rio por mais segurança na Lagoa

  • Por Agência Brasil
  • 20/05/2015 16h53
RIO DE JANEIRO, RJ, 20.05.2015: VIOLÊNCIA-RIO - ONG Rio de Paz faz ato onde o médico Jaime Bold, 57, morreu durante a madrugada desta quarta-feira (20) após ter sido esfaqueado enquanto pedalava na pista de lazer da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. (Foto: Marcelo Fonseca/Folhapress) Folhapress ONG Rio de Paz faz ato onde médico foi assassinado

Ciclistas e frequentadores da Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, vão se reunir neste fim de semana para protestar contra a violência na região e a morte do médico Jaime Gold, 57 anos, esfaqueado na noite de ontem (19) no local, quando passeava de bicicleta.

Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e chegou a ser operado durante a madrugada no Hospital Municipal Miguel Couto, mas não resistiu aos ferimentos. O velório será amanhã (21), a partir das 9h, no Cemitério Israelita do Caju, e o sepultamento será às 11h.

No sábado, será realizada uma missa Campal na altura do Cantagalo as 10h. Após a missa, os ciclistas presentes irão pedalar até o Palácio Guanabara. No domingo, o local do encontro será em frente ao Clube Caiçaras, às 10h, e a passeata deve percorrer toda a Lagoa.

A Polícia Militar informou que reforçou o policiamento na área, com apoio de policiais da cavalaria da corporação, do Serviço Reservado da unidade policial e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur).

A Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio de Janeiro publicou nota hoje em que afirma que a morte do médico foi uma tragédia anunciada, já que os alertas sobre roubos de bicicleta foram feitos mais de uma vez às autoridades competentes.

“Fizemos inúmeros eventos de alertas, inclusive no próprio local onde a tragédia ocorreu. Porém, até o momento ainda estamos sem o atendimento de nossas solicitações”, diz a nota. “Informamos a todos que continuaremos nossos esforços no que tange à segurança dos ciclistas de nossa cidade, porém, muitas vezes somos ineficientes por conta da demora com que nossos pedidos são atendidos pelas autoridades em questão”.

O assassinato está sendo investigado pela Divisão de Homicídios. Testemunhas disseram que os dois rapazes que esfaquearam o médico eram menores de idade e estavam de bicicleta. A assalto aconteceu pouco depois das 19h. Após ser esfaqueado, ele teve os pertences e a bicicleta roubados.

Esse foi o terceiro caso de roubo com vítima ferida à faca em menos de um mês na Lagoa. O estudante de Educação Física e remador profissional do grupo de Botafogo Élder Quirino de Lima disse que já perdeu a conta do número de assaltos relatados por amigos e conhecidos na Lagoa.

“Quase todos os dias tem assalto, atletas do clube já tiveram as bicicletas roubadas, teve o caso dos meninos do clube do Flamengo que também foram esfaqueados. Escureceu, vira um caos aqui, policiamento quase nenhum e fica muito perigoso”, comentou ele.

Casos de esfaqueamento de pessoas durante assaltos aumentaram na capital. Domingo passado, uma turista vietnamita foi esfaqueada no Centro do Rio.

No início do mês, um senhor foi filmado por câmera de TV ao ser esfaqueado no ponto de ônibus também no centro da capital fluminense por dois rapazes. Na Lagoa, a maioria das vítimas eram adolescentes ou menores de 20 anos.

Em evento com o Primeiro-Ministro Li Keqiang, o governador Luiz Fernando Pezão comentou sobre os casos de violência na Lagoa. “Temos que fazer uma grande discussão com a sociedade. Dos 32 menores que estavam no Aterro do Flamengo recentemente, prendemos 31. Outro dia eles já estavam soltos. Se é para cumprir essa lei que está aí, nós temos que discutir o papel da polícia. A polícia tem feito o seu papel”, declarou ele, antes de se encontrar com o secretário José Mariano Beltrame, no Palácio Guanabara, para discutir ações para coibir os casos de violência.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.