Explosão em prédio no Rio foi causada por má instalação da tubulação de gás

  • Por Agência Brasil
  • 27/05/2015 17h00

Forte explosão causa a destruição de apartamentos em um prédio da Rua General Olímpio Mourão Filho Futura Press/Folhapress Explosão prédio Rio de Janeiro

A explosão que destruiu vários apartamentos em um edifício residencial em São Conrado, na zona sul do Rio, deixando uma pessoa gravemente ferida, na semana passada, foi causada pela má instalação da tubulação de gás com o fogão, conforme a conclusão preliminar da perícia criminal.

De acordo com o diretor do Instituto de Criminalística Carlos Éboli, Sérgio William, ficou comprovado tecnicamente que a peça que deveria vedar o gás utilizado no fogão não foi rosqueada com a pressão adequada, causando o vazamento.

“A conclusão da perícia é de que o ocorrido foi um acidente. Foram constatados também azulejos sobre azulejos; essas reformas atuais acarretam isso, pois aumentam a profundidade da peça que recebe a recepção e impedem a fixação total do rabicho, que é a peça”. Também ficou constatado que a instalação do equipamento era recente e que o acionamento do interruptor acionou a detonação. “Houve imperícia, negligência e imprudência”, declarou ele.

William também esclareceu que, tecnicamente, não foi constatado indício da presença de nenhum outro indivíduo que não o morador do apartamento onde houve o acidente, Markus Miller, que é cidadão alemão e continua internado em estado grave. O laudo final deve ser concluído em aproximadamente 30 dias.

A estrutura do prédio não foi comprometida, mas os apartamentos, áreas comuns e rede de serviços terão de passar por reparos. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.