HPV: ministério espera vacinar mais de 371 mil meninas no Rio

  • Por Agência Brasil
  • 09/03/2015 18h09
Marcelo Camargo/Agência Brasil Vacina contra o HPV

Mais de 371 mil meninas entre 9 e 11 anos devem ser vacinadas contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), no Rio de Janeiro. A vacina é usada na prevenção do câncer do colo do útero. O Ministério da Saúde enviou 390,5 mil doses do imunobiológico ao estado e recomenda que municípios também façam vacinação nas escolas.

Em todo país, o governo espera vacinar 4,94 milhões de meninas, 80% do público-alvo. O trabalho será feito em parceria com as secretarias estaduais e municipais da saúde. Somadas ao grupo de adolescentes de 11 a 13 anos vacinadas no ano passado, essa pode ser a primeira geração praticamente livre do risco de contrair câncer do colo do útero por HPV.

A novidade deste ano é a inclusão de 33,5 mil mulheres, de 9 anos a 26 anos, que vivem com HIV, público que tem a probabilidade cinco vezes mais de desenvolver câncer no colo do útero do que a população em geral. A inclusão do delas como prioridade para a prevenção segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Comitê Técnico Assessor de Imunizações (CTAI) do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em conformidade com o Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais.

A vacina está disponível desde o início de março nas 36 mil salas de vacinação localizadas em hospitais públicos e unidades de pronto-atendimeto de todo o país. Para receber a dose, é preciso levar o cartão de vacinação e documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. A segunda deve ser tomada seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A proteção só é garantida com a aplicação das três doses. A partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos.

Para as mulheres que vivem com HIV, o esquema vacinal também conta com três doses, mas com intervalos diferentes. A segunda e a terceira doses serão aplicadas dois e seis meses após a primeira. Nesse caso, elas precisarão apresentar a prescrição médica.

O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em dez anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.