Rio de Janeiro comemora 450 anos imerso em profundas mudanças

  • Por EFE
  • 28/02/2015 12h43
RIO DE JANEIRO, RJ - 24.02.2015: CLIMA/RIO - Rio tem terça-feira ensolarada e os banhistas aproveitam para curtir as praias do Leme e de Copacabana, na zona sul da orla carioca. (Foto: Erbs Jr./Frame/Folhapress) Erbs Jr./Frame/Folhapress Vista do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro comemora neste domingo seus 450 anos imerso em grandes mudanças derivadas tanto da realização da Copa do Mundo, no ano passado, quanto da organização dos próximos Jogos Olímpicos, que acontecerão no ano que vem.

As diferentes autoridades envolvidas na produção dos Jogos investiram US$ 11 bilhões em obras de melhorias das infraestruturas de transporte e em diversos projetos de sustentabilidade na cidade.

Além da construção da Vila Olímpica e de instalações esportivas, o prefeito Eduardo Paes afirmou que as Olimpíadas são uma oportunidade para “resolver alguns problemas que a cidade tem há 450 anos”.

Projetos como a nova linha do metrô, o VLT e a revitalização da área portuária são alguns dos legados que tendem a beneficiar a população que vive no Rio.

Já para melhorar o meio ambiente, estado e município trabalham em um programa para despoluir até 80% da Baía de Guanabara – atualmente 49% limpa, segundo dados do governo do estado -, onde acontecerão as competições de vela; assim como para levar saneamento a algumas regiões.

Mas a cidade sempre viveu mudanças. A primeira grande aconteceu em 1922 quando o então prefeito do Rio de Janeiro, Carlos Sampaio, decidiu demolir o Morro do Castelo, onde os portugueses tinham instalado os primeiros moradores em 1567, alegando motivos de saúde pública, já que ele impedia a circulação do ar.

Também em 1922 começou a construção daquele que se transformou no símbolo maior símbolo do Rio de Janeiro: a estátua do Cristo Redentor no alto do Morro do Corcovado.

Foi durante a queima de fogos do Réveillon de Copacabana, quando a Prefeitura do Rio escreveu no céu da cidade “Rio 450” que foi aberta oficialmente a série de eventos comemorativos do aniversário que irá até 1º de março de 2016.

O primeiro deles foi a exibição, durante a festa na praia, de um vídeo gravado pelo papa Francisco em que ele, falando em português, elogiava os atributos da cidade, mas também criticava “as contradições que mancham esta beleza”.

O carnaval também serviu para comemorar a data. A Portela desfilou no Sambódromo o enredo “ImaginaRio, 450 Janeiros de Uma Cidade Surreal”, um retrato do povo e das paisagens cariocas.

A Cidade Maravilhosa não leva esse título à toa e foi exatamente a sua originalidade e as contradições que, em 2012, fizeram com que sua paisagem cultural fosse declarada patrimônio mundial pela Unesco. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.