Secretário da Saúde assume cargo no Rio e promete cortar gastos

  • Por Agência Estado
  • 04/01/2016 15h06
SÃO GONÇALO, RJ, BRASIL, 01-03-2012, 12h00: Pessoas na sala de observação do Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo, região metropolitana do Rio de Janeiro. O ministério da Saúde divulga o Índice de Desempenho do SUS (Sistema Único de Saúde) e o município de São Gonçalo e um dos piores. (Foto: Daniel Marenco/Folhapress, COTIDIANO) Daniel Marenco/Folhapress Pronto Socorro Municipal de São Gonçalo

O novo secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior, assumiu a pasta nesta segunda-feira, 4, com a promessa de cortar gastos na área. Em entrevista à TV Globo, ele disse que vai otimizar serviços, cortar cargos comissionados e encerrar todos os contratos de aluguel para a área administrativa da secretaria.

“Todos os prédios da Secretaria de Saúde que não são destinados ao atendimento médico eu vou devolver, para reunir todas as sedes em um lugar só, que seja próprio. Nós precisamos cortar todos os nossos custos. Vou publicar uma portaria para reduzir todos os contratos assinados pela secretaria em 30%, negociar todos os contratos com organizações sociais e cortar os cargos comissionados em 30%”, afirmou.

Luiz Antônio de Souza avaliou que a rede de saúde estadual é grande diante da atual realidade financeira do governo. O novo secretário adiantou que não pretende fechar unidades, mas vai “otimizar serviços”, pois há hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com atividades sobrepostas.

“Temos que definir os perfis das unidades e readequar nosso modelo, sem sobrepor nossos serviços com os dos municípios o governo federal”. Afirmou.

O secretário também informou que fará uma adequação financeira para que os funcionários e fornecedores recebam em dia. “A partir daí, acredito que nosso atendimento vai melhorar”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.