Ainda sem data para obras, a linha 18-Bronze pode não ser monotrilho

  • Por Jovem Pan
  • 12/06/2017 09h43 - Atualizado em 29/06/2017 00h05
Brasil, São Paulo, SP, 17/08/2012. O Metrô expõe ao lado da Estação Vila Prudente, uma maquete do trem que irá circular pelo monotrilho da Linha 2, Verde, entre as estações Vila Prudente e Cidade Tiradentes, na zona leste da capital paulista. O trem é uma réplica dos carros que estão sendo fabricados no interior de São Paulo. Ainda segundo o Metrô, os novos trens terão sinalização em braille, mapa dinâmico da linha, sistema automático de mensagens sonoras e comunicador para usuários falarem diretamente com operadores em caso de necessidade. - Crédito:CRISTIANO NOVAIS/CPN/AE/Código imagem:166821 CRISTIANO NOVAIS/Estadão Conteúdo Monotrilho não deve sair do papel
Prefeitos do ABC pedem ao Estado que projeto de monotrilho para a região seja convertido em corredor BRT.
A proposta foi formalizada nos últimos dias, depois de reunião do consórcio que reúne os chefes dos executivos das sete cidades.
Um dos principais entraves é o desacordo entre a concessionária VemABC, o Governo do Estado e o Governo Federal sobre questões como financiamento da obra e desapropriações. O consórcio de prefeitos do ABC diz que um corredor de ônibus BRT custaria um quarto dos recursos projetados para o monotrilho e demoraria metade do tempo.
O BRT teria as mesmas estações do monotrilho e a capacidade seria um pouco menor, de acordo com os chefes do executivo da região. O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, diz que o pedido ao Governo do Estado é uma tentativa de destravar um projeto que não saiu do papel.
Apesar da intenção dos prefeitos do ABC, que encaminharam o pedido de estudos, qualquer decisão sobre o tema será tomada pelo Estado. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, promete levar em conta o posicionamento das cidades.
A linha dezoito-Bronze ainda não tem obras em andamento e, inicialmente, deveria ser entregue no ano que vem. O projeto prevê a passagem do monotrilho por São Bernardo do Campo, Santo André e São Caetano do Sul com ponto final na estação Tamanduateí, na Capital. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.