Alckmin descarta rodízio e exalta integração de sistemas para combater crise hídrica

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2015 15h28

O governador de São Paulo Marcos Moraes/Brazil Photo Press/Folhapress governador de São Paulo

A interligação dos sistemas de água Rio Grande e Alto Tietê deve ficar pronta até o fim de setembro. A obra vai levar água de Rio Grande da Serra, no Grande AbC, até o Rio Taiaçupeba Mirim, em Suzano, por meio de 11km de tubulações. Poderão ser transferidos até 4 mil litros de água por segundo.

Nesta sexta-feira (04), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, vistoriou a obra que foi executada pela Sabesp por um período de quatro meses. Ele destacou que a intervenção irá aumentar o nível de água no sistema Alto Tietê, que abastece principalmente a zona leste da capital.

“Antigamente você tinha um problema grave que era de não estar integrado o sistema. Nós temos setes sistemas de abastecimento de água – Guarapiranga, Cantareiria, Alto Tietê, Alto e Baixo Cotia, Rio Grande e Rio Claro. Eles estão totalmente integrados. O que está em menor índice hoje é o Alto Tietê, por iss estamos em maneira intensiva para colocar mais água lá. Você tendo um sistema integrado, um ajuda o outro. É um trabalho importante sendo feito para garantir o abastecimento de água”.

Alckmin voltou a descartar a possibilidade de rodízio de água apesar das altas temperaturas registradas em julho e agosto e também pela escassez de chuvas.

“Julho e agosto foram os meses mais quentes dos últimos invernos. Muito calor e seco, mas nós aguentamos, porque nós programamos poder passar sem chuva. Mas estamos terminando o inverno e cumprindo o cronograma para garantir o abastecimento de água. Eu diria que o rodízio está descartado, mas precisamos manter a economia até para poder recuperar as represas”, explicou.

O governador afirmou ainda que as equipes da Sabesp trabalham com a hipótese de chuva abaixo da média para os próximos meses. A interligação entre os dois sistemas custou cerca de R$ 130 milhões e integra o conjunto de obras executadas para amenizar a crise hídrica no Estado.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.