Alckmin garante que 2ª e 3ª reservas técnicas darão conta de abastecimento de água

  • Por Jovem Pan
  • 21/10/2014 09h12

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse nesta terça-feira (21), em entrevista exclusiva ao Jornal da Manhã, que o Estado conta ainda com duas reservas técnicas de água para combater o problema de abastecimento. Segundo ele, essa falta de água nos sistemas que abastecem a Grande São Paulo é resultado de uma seca histórica.

“O esclarecimento importante para população. Nós tivemos no ano passado a maior seca dos últimos 84 anos. Isso pegou o norte do estado de São Paulo o sul de Minas Gerais até o Triângulo Mineiro”, explicou sobre o alcance da estiagem.

Questionado sobre as medidas que sua gestão tomou para minimizar o impacto, o mandatário explicou que juntamente com a Sabesp, a concessionária que abastece a capital cidades da região metropolitana, incentivou a economia de água.“Quais a medidas que tomamos no inicio do ano? O primeiro com o bônus e a Sabesp deve aprovar, hoje, na reunião do conselho a extensão desse bônus”, disse na primeira entrevista depois de ser reeleito.

Outra arma da gestão para resolver o problema são as reservas técnicas. “A chamada reserva técnica serve para um momento excepcional. Só que nunca teve bomba ou equipamento capaz de retirar”, afirma. “Fizemos em 74 dias todas as obras e a reserva foi disponibilizada.”

De acordo com o governador, a 2ª reserva técnica conta com 108 milhões de metros cúbicos e a sua exploração está em fase de autorização pela Agência Nacional de Águas (ANA). “Hoje temos 3,5% de capacidade, com essa reserva estamos na realidade com 14%”, afirma. “Existe ainda uma terceira reserva.”

O governador falou ainda que, além do estímulo à economia de água, o objetivo é substituir o Cantareira. “Nós retirávamos 33 metros cúbicos por segundo. Ele representava de 70 metros por segundo, quase a metade. Hoje nós tiramos 19 metros cúbicos por segundo. Como nós conseguimos isso? Com obra, com engenharia”, avaliou Alckmin, que contou ainda que outros reservatórios estão sendo utilizados no lugar do Cantareira.

O tucano falou também sobre segurança pública, mobilidade urbana, tráfico de drogas e outros assuntos. Ouça os detalhes no áudio com os jornalistas JOVEM PAN Anchieta Filho, Joseval Peixoto, Adalberto Piotto, Thiago Uberreich e Denise Campos de Toledo.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.