Após 589 mil casos de dengue em oito meses, secretário espera diminuição em cidades pequenas

  • Por Jovem Pan
  • 04/09/2015 08h06
SÃO PAULO, SP, 19.02.2015: DENGUE-SP - Funcionários da Prefeitura de SP realizam um trabalho no combate à dengue no bairro da Penha, na zona leste de São Paulo, nesta quinta-feira (19). (Foto: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress) Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress Funcionários da Prefeitura realizam um trabalho no combate à dengue no bairro da Penha

A Secretaria Estadual de Saúde vai contratar 500 agentes para atuar na prevenção de nova epidemia de dengue no próximo verão. Nos oito primeiros meses deste ano, foram registrados 589 mil casos em todo o Estado, mais que o triplo do verificado no mesmo período de 2014.

O secretário David Uip se reuniu com prefeitos e secretários de saúde de cerca de 350 municípios paulistas para traçar uma estratégia conjunta para 2016.

Uip destaca a importância do envolvimento das três esferas de poder e explica que o número de ocorrências deverá cair nas cidades menores.

“Nós esperamos que os municípios que foram muito afetados e são pequenos tenham menos casos. Nos municípios de grande porte, (esperamos ter) problemas semelhantes ao que aconteceu em 2014 (em Campinas)”. Campinas teve um número elevado de casos em 2013 e 2014, porque “uma parte da população” foi afetada em um ano e outra no ano seguinte, justifica o secretário.

David Uip ressaltou também que a terceira fase de testes da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantã deve começar no mês de novembro.

Campinas

Campinas registrou 61 mil casos da doença até agora, seguida por Sorocaba, São Paulo e Guarulhos.

O prefeito de Campinas, Jonas Donizetti, reforça que os municípios não têm capacidade para enfrentar o problema sozinhos. “A conta tem estourado do lado mais fraco, do lado do município”, reclama o prefeito, pedindo o “compartilhamento de custo na prevenção e atendimento dos doentes”.

Ele lamenta que “o fenômeno da dengue encareceu a questão da saúde pública e os municípios tiveram de se sobrecarregar”. Conversando com outros prefeitos durante o evento, Uip notou que “muitas vezes os prefeitos são acionados, alguns deles até judicialmente” por falta de ações de combate à epidemia.

“Mas nós temos que pensar que todas essas ações demandam recursos financeiros”, disse.

Jonas Donizetti afirmou que foi criado um gabinete na cidade de Campinas para planejar as ações contra a dengue no próximo verão.

Já o secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha, diz que é importante antecipar as medidas para evitar a proliferação da doença. “A cidade de São Paulo é fortemente impactada pelo que acontece no interior”, afirmou Padilha. Ele pede para reforçar as ações de vigilância e mobilizar a comunidade.

Padilha não descartou o apoio do Exército no combate à doença na próxima temporada de calor, assim como já ocorreu em 2015.

Com informações do repórter Anderson Costa

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.