Chuva abaixo da média não prejudicou maioria dos mananciais

  • Por Jovem Pan
  • 30/01/2015 12h10
BRAGANÇA PAULISTA,SP,29.01.2015:ABASTECIMENTO-SP - Vista da represa Jacareí, em Bragança Paulista (SP), na manhã desta quinta-feira (29). O nível do Sistema Cantareira, que abastece um terço da população da Grande São Paulo (6,5 milhões), se manteve em 5,1% nesta quinta-feira. (Foto: Gabriel Câmara/Futura Press/Folhapress) Futura Press/Folhapress Crise hídrica em São Paulo

Apesar da chuva que caiu nessa semana em São Paulo não ter atingido a marca esperada, o nível do Cantareira permanece estável em 5,1% há cinco dias, quando apesentou queda de 0,1%. Desde outubro o sistema tem operado com a segunda cota do volume morto e uma terceira reserva que pode ser retirada pela Sabesp aumentaria o nível das águas entre 5% e 6%.

Mesmo com o baixo nível, a empresa nega a possibilidade de racionamento na capital paulista. Em nota, a Sabesp acusa a imprensa de fazer alarmismo.

Na terça-feira, o diretor Paulo Massato declarou que, no pior cenário da crise da água, poderia ser adotado o que chamou de “rodízio drástico”, segundo o qual as torneiras ficariam vazias cinco dias por semana.

O Alto Cotia também permaneceu estável e o sistema Rio Grande e Rio Claro tiveram queda. A Guarapiranga teve aumento de volume nas últimas 24 horas e passou de 47,4% para 47,8%. O Alto Tietê também foi beneficiado pela chuva e o nível chegou a 10,7%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.