Conheça Nbome, a droga alemã que ganhou as ruas de São Paulo

  • Por Izilda Alves/Jovem Pan
  • 19/02/2015 10h44
Reprodução/Adelaidenow A droga NBOME

Uma droga minúscula capaz de causar alucinações de 12 a 15 horas, com risco de morte, já vendida em festas em São Paulo, foi sinônimo de preocupação no Carnaval. É droga sintética, tem nome complicado – N-BOMe, e é cara (valor varia de R$30,00 a R$40,00 cada selinho de 1 centímetro). O N-Bome matou o estudante Vitor Hugo Santos, em setembro do ano passado, em festa na Universidade de São Paulo; o Instituto Médico Legal define a morte do estudante como o primeiro relato de uso e morte pela droga no Brasil.

Nas festas, o N-BOMe é confundido com outra droga, o LSD, que tem formato e uso semelhante. O perito José Luiz da Costa, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Toxicologia, com especialização nos Estados Unidos sobre novas drogas sintéticas, alerta: para experimentar o N-BOMe não é preciso ser usuário de outras drogas.

 José Luiz da Costa descreve esta droga letal: “ela não existe em pó porque a quantidade que se tem neste selinho é da ordem de um a dois miligramas. É uma substância extremamente difícil de ser detectada no sangue porque as concentrações  são muito baixas . Tem efeito semelhante ao LSD, mas é mais ativo e mais potente, com alucinação auditiva e visual. Aumenta muito a frequencia cardíaca e a pressão arterial, mas sem relato de parada cardíaca induzida por causa da droga. O efeito dura de 12 a 15 horas. Não há relatos de morte de overdose causada pela droga, mas há casos de morte pelo uso da droga”.

“O pessoal do DEA, a polícia americana antidrogas, quando descobre um laboratório de síntese dessa droga sintética tem todo um protocolo especial para entrar no local como se fosse arma química porque, como é extremamente potente, a quantidade necessária para causar um efeito é muito pequena. Se um perito entrar num laboratório desse e esbarrar a mão desprotegida ou inalar o pó no ambiente, pode começar a ter efeitos alucinógenos no local”, completou.

O NBOME é droga sintética que começou a ser produzida em 2003, na Alemanha. Seu propósito inicial era de marcador de atividade de receptores de serotonina (uma substância química envolvida na comunicação entre as células nervosas), no cérebro. Como droga, ficou conhecida no exterior há cinco anos. No Brasil, chegou entre 2011 e 2012 e, após sucessivas apreensões em 2013, em estados como São Paulo e Santa Catarina, foi proibido, em fevereiro de 2014. Nesta data, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária colocou 11 variações do NBOMe (como o 25I-NBOMe ou 25B-NBOMe) na lista de substâncias proibidas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.