Defensoria fecha acordo para campanha pelos direitos de travestis e transexuais

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/09/2016 11h08
Divulgação/DPESP Símbolo da Defensoria Pública em cima de letreiro com o nome do órgão Defensoria Pública de São Paulo

A Defensoria Pública de São Paulo – por meio de seus Núcleos Especializados de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial e também de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher – e a agência publicitária Leo Burnett Tailor Made assinaram termo de acordo pelo qual a agência se compromete a desenvolver uma campanha de promoção dos direitos de travestis e transexuais, com o apoio da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra).

As informações foram divulgadas na última terça-feira, 20, pela Defensoria de São Paulo. O termo decorre da atuação da Defensoria após reclamações por causa de uma campanha criada pela agência em 2013, que comparava travestis e mulheres transexuais a peças de automóveis “falsas”, afirmando que “mais cedo ou mais tarde, você percebe a diferença”.

A agência, à época, ante a repercussão da campanha, após a inscrição em um concurso de publicidade, desculpou-se publicamente pelo conteúdo e entendeu ser importante atuar em favor dos direitos de travestis e transexuais.

“O acordo permite que o desfecho do episódio seja a produção de uma campanha positiva e cívica sobre os direitos da população trans, contando com a produção de uma grande agência de publicidade”, avaliou a defensora pública Vanessa Alves Vieira.

Para a agência de publicidade Leo Burnett Tailor Made, a campanha inicial, que não chegou a ser veiculada, “foi enviada equivocadamente ao Festival do CCSP, e não está alinhada de maneira alguma com o modo de pensar e agir da agência: uma empresa que sempre respeitou e apoiou a diversidade”.

Na avaliação da Antra, “qualquer iniciativa que promova a visibilidade positiva de travestis e mulheres transexuais será bem-vinda. Ratificamos, assim, que a nossa instituição está aberta a dialogar com diferentes espaços que promovam ações que visibilizem (sic) a população trans e que possam desmitificar os estigmas sociais impostos a essa população que é vista ainda e tão somente pela ótica erótica, exótica ou negativa”.

O termo, assinado em 14 de setembro, prevê a elaboração da peça publicitária em até 6 meses.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.