Estiagem reduz em 20% procura por serviços de lavagem de carros

  • Por Jovem Pan
  • 29/10/2014 09h32

A falta de chuvas reduziu em 20% a procura por serviços de lavagem de carros e postos de combustíveis investem em solução a seco. A economia no processo de lavagem sem água pode chegar a 150 litros dependendo do tipo de equipamento utilizado e do tamanho do veículo.

Porém, em alguns locais, a diferença de preço entre os dois serviços chega a 20 reais, o que ainda impede a popularização da nova modalidade. O presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouvea, ressaltou que os estabelecimentos começam a investir na lavagem a seco devido a estiagem.

*Ouça os detalhes no áudio

O professor do Departamento de Engenharia Hidráulica da USP José Carlos Mierswa disse que a lavagem a seco é a solução para quem não quiser ficar com o carro sujo. Ele explicou a Anderson Costa que além do serviço sem água, alguns postos possuem o sistema com água de reuso.

O professor do Centro de Estudos de Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas Paulo Branco entende que a lavagem a seco é uma tendência que veio para ficar. Ele entende que com o aumento da procura pelo serviço, o preço cobrado deve cair e tornar o método mais acessível.

De acordo com o Sincopetro, cerca de 70 mil trabalhadores atuam em lava-rápidos nos postos de combustíveis do Estado. A entidade orientou que a lavagem a seco é mais recomendada para carros com sujeiras do dia a dia, como poeira e fuligem.

 

  • Tags:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.