Governo deve romper contrato com responsável por limpeza da Linha Azul do metrô, que tem banheiros fechados

  • Por Jovem Pan
  • 12/02/2016 12h35
SP - TERCEIRIZADOS/SP/SALÁRIOS - CIDADES - Banheiro da estação Santana, da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, na zona norte da capital paulista, é visto fechado nesta quinta-feira. O atraso no pagamento de funcionários de uma empresa terceirizada levou à paralisação dos serviços de limpeza de diversos órgãos públicos em São Paulo. A Linha 1-Azul do Metrô está com os banheiros fechados desde o último sábado, 6. Na Universidade de São Paulo (USP), em plena recepção de calouros, diversas unidades na capital e no interior já enfrentam falta de papel higiênico e banheiros sujos desde às 6h desta quinta-feira 11. A paralisação também afeta a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) desde sábado, além do hospital da Polícia Militar e outros órgãos. 11/02/2016 - Foto: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO Daniel Teixeira/ Estadão Conteúdo Banheiro da estação Santana do Metrô fechada nesta quinta (12)

O Secretário dos transportes metropolitanos diz que deve rescindir nesta sexta contrato com terceirizada que presta serviços de limpeza na linha 1-Azul do Metrô de São Paulo. O governo do Estado garante que está pagando corretamente a empresa Higilimp. Os funcionários, entretanto, alegam não receber seus direitos e, por isso, cruzaram os braços.

O resultado é que os banheiros de algumas estações do ramal norte-sul estão fechados; a mesma empresa presta serviços para a Universidade de São Paulo (USP), que também apresenta problemas.

O secretário estadual dos transportes metropolitanos de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, pretende realizar uma nova licitação. “Vamos rescindir o contrato já amanhã (hoje, sexta), vamos notificar a rescisão, e vamos fazer uma nova licitação para, com outros contratos, atender a Linha 1 por 60 a 90 dias”, explica Pelissioni.

“Nesse momento temos um mtirão de equipe de funcionários do metrô junto a outras empresas para que a gente garanta a limpeza da plataforma e dos trens, que é o mais importante”, disse ainda o secretário.

Funcionários da empresa fizeram uma manifestação nesta quinta-feira fechando a rua Boa Vista, sede da Secretaria.

Circulam pela linha 1-Azul diariamente 1,4 milhão passageiros do Metrô de São Paulo. A linha liga as estações Tucuruvi e Jabaquaea, passando pela Luz, Sé e Paraíso.

Com Tiago Muniz

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.