Governo vai recorrer da decisão da Justiça de limitar retirada do Cantareira; “absurdo”, diz Alckmin

  • Por Thiago Uberreich/ Jovem Pan
  • 06/03/2015 15h40
JAGUARIÚNA, SP - 05.03.2015: ALCKMIN/SP - O governador de SP, Geraldo Alckmin, participa do lançamento das obras do centro de transmissão da Sky, que está previsto para entrar em funcionamento a partir do primeiro trimestre de 2016, na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo. O novo Broadcast Center, que ficará pronto em tempo recorde (20 meses), será um dos maiores do mundo e o mais moderno da América Latina. (Foto: Denny Cesare/Código 19/Folhapress) Denny Cesare/Código 19/Folhapress Governador Geraldo Alckmin

O Governo estadual de São Paulo vai recorrer da decisão da Justiça Federal de limitar a retirada de água do Sistema Cantareira, que utiliza o volume morto, abaixo da quantidade útil original para captação.

O Estado alega que já vem tomando providências para amenizar os efeitos da crise hídrica. A medida determina a preservação de 10% do volume útil até o início do período seco, em abril.

O governador Geraldo Alckmin disse que há “dois equívocos na liminar da 3ª Vara Federal de Piracicaba aproferida nesta sexta (06). “É um erro a judicialização”, diz que é o primeiro, argumentando que “o Brasil já tem mais de 2 milhões de processos”.

“Quanto ao mérito”, acrescenta o governador, “é um absurdo você ter 2 bilhões de litros de água, como o Cantareira, e deixar as pessoas sem água”, afirmou.

O cantareira permanece estável nos últimos cinco dias com 11,7%, contando duas cotas do volume morto. À Folha de S. Paulo, o presidente da Agência Nacional de Águas, Vicente Andrade, pediu mais esclarecimento na divulgação dos números do Cantareira. “(O reservatório) está com -17% em relação ao volume útil”, destacou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.