Haddad vai trabalhar de bicicleta e defende menos impostos para a magrela

  • Por Victor LaRegina/Jovem Pan
  • 22/09/2014 12h42

No Dia Mundial Sem Carro Eduardo Knapp/Folhapress No Dia Mundial Sem Carro

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, utilizou a bicileta para se dirigir à Prefeitura, no Centro, desde sua casa na Zona Sul, região do Paraíso, participando do Dia Mundial Sem Carro.

Ele utilizou ciclovias da Rua Vergueiro e Avenida Liberdade e chegou ao Viaduto do Chá, onde encontra-se o gabinete municipal, pela Rua Líbero Badaró.

Na chegada, Haddad defendeu a isenção do IPI e do ICMS sobre o preço das bicicletas. Atualmente, a carga tributária chega a 70% do valor pago pelas magrelas.

Porém, o prefeito disse que a responsabilidade não é dele. “Nós temos que cobrar do governo estadual e do governo federal a isenção da bicicleta”, afirmou Haddad, citando a Frente Nacional de Prefeitos, que estaria cobrando esse benefício aos ciclistas.

O tempo da viajem de Haddad foi de 30 minutos para os cerca de 5km. Ele parou em todos os semáfaros e estava acompanhado de cicloativistas, o que tornou o trajeto mais demorado do que se esperava.

Em seguida, chegou Jilmar Tatto, secretário municipal de Transportes, e o senador Eduardo Suplicy, um pouco atrasados, em outra comitiva.

Tatto assumiu que existem estudos que revelam que quem pedala em centros urbanos como São Paulo inspira muito mais poluentes. A Prefeitura de São Paulo fez parceria com o Instituto do Coração (Incor) para traçar planos de redução desse efeito dos gases poluentes.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.