Homem morre após ser atingido por raio no Guarujá-SP

  • Por Agência Estado
  • 02/02/2015 17h59
Reprodução/Facebook Homem é atingido por raio no Guarujá

Um homem morreu após ser atingido por um raio na manhã desta segunda-feira no Guarujá, no litoral paulista. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, Daniel Francisco dos Santos, de 35 anos, era pescador e estava retirando seu barco de alumínio do mar, na Praia Santa Cruz dos Navegantes, durante uma tempestade, quando o raio o atingiu. Santos foi levado para o pronto-socorro local, mas não resistiu e morreu. As informações são da Agência Brasil.

Em 2014, 98 pessoas morreram atingidas por raios no Brasil, de acordo com um levantamento divulgado nesta quinta-feira, 29, pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), um centro de referência internacional no estudo sobre descargas atmosféricas. Com 17 vítimas, o Estado de São Paulo foi o que teve maior número de mortes, segundo o relatório.Em seguida, vêm o Maranhão, com 16, o Piauí, com 7 e o Amazonas e Pará, com 6 mortes cada.

As cidades que tiveram maior número de vítimas em 2014, de acordo com o relatório, foram São Paulo, com 5, Praia Grande (SP) com 4, e Pauini (AM), Wanderley (BA) e Igarapé Grande (MA), com 2. O relatório também mostra que, nos últimos 15 anos, a capital paulista foi a cidade com maior número de mortos por raios no Brasil – 25 ao todo. Até 2013, Manaus (AM), que terminou 2014 com 22 casos, liderava o ranking. Entre 2000 e 2014, o Estado de São Paulo teve 288 mortes por raios, enquanto Minas teve 132 e o Rio Grande do Sul, 130.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.