Hospital Santa Casa fecha pronto-socorro por falta de recursos

  • Por Jovem Pan
  • 22/07/2014 20h58

A Santa Casa de Misericórdia de São Paulo comunicou que se vê impedida, devido à falta de recursos para a aquisição de materiais e medicamentos, e precisou interromper o atendimento de urgência e emergência no hospital central. O provedor da Santa Casa, o doutor Kalil Rocha Abdalla, afirmou que a decisão foi tomada com muito pesar e dificuldade, e não pretendiam tomar essa medida extrema.

“Nós fomos obrigados a fazer isso tendo em vista que fornecedores se recusaram a fornecer material para nós. O pronto-socorro depende, essencialmente, de material (…) e de medicamento, e com isto nós não podemos atender. E o melhor foi fechar as portas, do pronto-socorro, pra evitar algum problema maior. Nós estamos atendendo aquilo que é possível ainda, com o resto do medicamento”, contou o provedor.

De acordo com Abdalla, a Santa Casa vai recorrer às autoridades públicas para “tapar o buraco”, ou seja, a dívida do hospital com os fornecedores, que é cerca de R$ 50 milhões. Enquanto não for pago, os fornecedores não irá mais atender a Santa Casa.

Segundo o provedor, cerca de 6 mil pacientes passam pelo hospital por dia, 1.500 apenas no pronto-socorro, e a expectativa é que os órgãos governamentais intercedam para reabrir essa área da Santa Casa o quanto antes, já que o problema pode se estender para outras áreas. Abdalla afirmou ainda que, assim que receber os recursos, seja do governo municipal, estadual ou federal, o pronto-socorro será reaberto.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.