Hospital São Paulo suspende internações e cirurgias não emergenciais

  • Por Jovem Pan
  • 18/06/2015 10h58
SÃO PAULO, SP, 18.06.2015: HOSPITAL-SP - O Hospital São Paulo, na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, vai suspender temporariamente, a partir desta quinta-feira (18), as internações que não forem de emergência. Referência em atendimento de alta complexidade, o hospital da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) enfrenta uma grave crise financeira e está superlotado.(Foto: Marco Ambrosio/Folhapress) Marco Ambrosio/Folhapress O Hospital São Paulo

A partir desta quinta-feira (18), Hospital São Paulo suspende temporariamente internações e cirurgias que não são de emergência. A instituição da Universidade Federal de São Paulo, referência em casos de alta complexidade, enfrenta crise financeira.

Na entrada do pronto-socorro, uma faixa informa que há superlotação e que só serão atendidas urgências e emergências. Antônio José da Silva, de 56 anos, conta ao repórter JP Danillo Oliveira que acompanhou a mulher durante quatro horas para a realização de exames.

(Ouça detalhes no áudio acima)

Dezenas de pacientes estão acomodados em cadeiras e macas espalhadas pelos corredores da unidade, que fica na Vila Clementino. A estudante Marina Ferreira relatou que, durante o atendimento na clínica-geral, não houve nenhum pedido de exames.

Em um comunicado, a direção do hospital diz que a suspensão tem como objetivo preservar pacientes em situação de risco. Aristóteles Carvalho, de 69 anos, precisou esperar por uma vaga, em frente ao hospital, por causa da falta de funcionários.

Entenda

Em outubro do ano passado, a Unifesp disse que precisava de 2 milhões e meio de reais a mais por mês para fechar as contas. A Secretaria Estadual da Saúde e o Ministério da Saúde mandaram parte do dinheiro, mas não foi suficiente.

Em nota, o Hospital São Paulo informou suspendeu as internações porque a crise financeira e a greve dos servidores federais reduziram pessoal. A instituição diz que não tem como atender tanta gente e informa que fará avaliações diárias para decidir sobre a reabertura das internações eletivas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.