Inspirada em Tóquio, 1ª faixa de pedestres em diagonal será inaugurada em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 05/12/2014 15h34
Reprodução/ Google Maps Rua Cristóvão Colombo e a Rua Riachuelo

As sempre movimentadas ruas paulistanas terão uma novidade apartir desta segunda-feira (8). Especificamente, o cruzamento entre a Rua Cristóvão Colombo e a Rua Riachuelo, no centro da capital, que terá funcionando a primeira faixa de pedestres diagonal (em “X”).

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), “este é um projeto piloto, inspirado nos modelos de Tóquio”. Após avaliações, o modelo “poderá ser expandido para outros locais da cidade”.

A faixa em “X” visa a facilitar a vida de pedestres que, normalmente, teriam que fazer a travessia em duas etapas. A média de pessoas por hora que passam pelo local escolhido é de 745 de manhã, 1771 no período “entre-picos” e 1468 à tarde.

O tempo média de travessia, incluindo a espera, entre a Riachuelo e a Colombo é de 89 segundos em duas etapas, informa a CET. A expectativa é de que o tempo caia para 61 segundos, um ganho de quase meio minuto por paulistano apressado. O farol terá 5 segundos de verde acrescidos de 18 segundos de vermelho piscante.

Além disso, “o cruzamento será contemplado com a implantação das novas faixas de pedestres, novas placas educativas criadas para informar a permissão da travessia na diagonal e sinalização semafórica de pedestres para atender a nova situação”.

(Imagem do texto: Divulgação/CET)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.