Kalil diz que houve “grande inveja” após afastamento da diretoria do Butantan

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2017 15h09
Helcio Nagamine/Fiesp Jorge Kalil - Fiesp
O médico Jorge Kalil, que participa de um congresso em Paris, foi afastado do cargo de diretor do Instituto Butantan. A razão seria uma auditoria e uma possibilidade de conflito por ser diretor do instituto e presidente da Fundação Butantan.

Em entrevista exclusiva à Jovem Pan, Kalil classificou como “ridículas” as irregularidades apontadas por uma auditoria interna que teria sido realizada por uma empresa “sem nome no mercado”, e disse não ver “clima” para continuar a frente do desenvolvimento de vacinas do Butantan, que é para onde ele seria deslocado.

“Não existe clima. Quem já foi rei, nunca perde sua majestade. Foi tudo uma armação que foi montada para me tirar do cargo. Eu saio de cabeça erguida”, afirmou Kalil.

Segundo o médico, ele recebeu a notícia por meio da imprensa e disse que o que foi apontado teve como objetivo “sujar” o seu nome e desequilibrar.

Kalil ainda questionou qual instituição pública brasileira que aumentou em seis, sete vezes o faturamento por causa de um trabalho e desenvolvimento tecnológico da própria instituição.

“Eu só vejo uma grande dor de cotovelo. Uma grande inveja. E, infelizmente, o Brasil vai pagar por isso. Porque deixará de ter na direção do Insitituto Butantan um médico que é respeitado pela capacidade científica. (…) Não existe nenhuma denúncia sobre qualquer tipo de desvio. Zero. Não existe nenhuma denúncia que sustente irregularidades”, disse o médico.

O secretário de saúde do Estado de São Paulo, David Uip, afirmou que ainda não definiu quem irá substituir Kalil no cargo. “Eu estou ainda na fase de entrevistas, o nome ainda não foi escolhido. Amanhã eu estou indicando um dos coordenadores da secretaria pra fazer essa ponte entre a saída do Dr. Kalil e a escolha do novo diretor do Instituto Butantan”, disse o secretário.

Confira no áudio acima a entrevista completa do médico Jorge Kalil.

*As informações são da repórter Carolina Ercolin

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.