Laudo descarta contaminação pela água em surto que internou 51 crianças em SP

  • Por Agencia Brasil
  • 25/08/2015 14h31
Reprodução/ Google Maps Colégio Jatobá

O Instituto Adolfo Lutz descartou a contaminação da água do Colégio Jatobá, na cidade de Santo André, São Paulo, onde 51 crianças, com idades entre 1 e 12 anos, foram internadas com sintomas de infecção gastrointestinal. De acordo com a prefeitura, quatro estudantes precisaram ser internados em unidade de terapia intensiva (UTI).

O resultado do exame de cultura das fezes de quatro dos pacientes internados foi positivo para a bactéria Shiguella sonnei, que ataca o intestino. A principal suspeita é que algum alimento possa ter provocado o surto.

As respostas para as amostras de alimentos da escola, colhidas entre segunda-feira (17) e quarta-feira (19), devem ser divulgados na quarta (26). Os testes analisam também amostras colhidas entre os funcionários do colégio.

Segundo a prefeitura, as 51 crianças foram internadas na rede hospitalar das cidades de Santo André, São Bernardo, São Caetano e São Paulo. O Hospital Brasil, em Santo André, recebeu a maioria dos pacientes. Dos quatro estudantes internados na UTI, três tiveram alta na noite desta segunda-feira.

A escola permanece fechada para desinfecção. Em nota, a instituição informou que está “à disposição para qualquer esclarecimento ou atendimento que se faça necessário, assim como apoio total às famílias das crianças hospitalizadas”.

A orientação da Vigilância Epidemiológica e Sanitária de Santo André  é que os alunos que apresentem os sintomas sejam levadas ao serviço de emergência. Os casos podem ser comunicados pelo telefone (11) 4438-4997 ou pelo email vig_epidemiologica@santoandre.sp.gov.br.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.