Lei que obriga presos em flagrante a se apresentar a juiz em 24h entra em vigor a partir da semana que vem em SP

  • Por Jovem Pan
  • 31/01/2015 11h18
SÃO PAULO,SP,15.07.2013:PRISÃO POLICIAIS CIVIS/OPERAÇÃO/PROPINA - Fachada da Corregedoria Geral da Polícia Civil, na Rua da Consolação, em São Paulo (S), nesta segunda-feira (15). Policiais Civis foram presos durante operação do Ministério Público e da Corregedoria da Polícia Civil acusados de receber até R$ 300 mil de propina de traficantes por ano. Segundo o MP, foram expedidos pela Justiça 13 mandados de prisão, que devem ser cumpridos ainda hoje, sendo onze contra integrantes ou ex-integrantes do Denarc. (Foto: Eduardo Ferreira/Futura Press/Folhapress) Eduardo Ferreira/Futura Press/Folhapress Polícia Civil - operação em 15 de julho

A legislação determina que os juízes recebam o detido e o defensor e decidam se a prisão em flagrante será ou não mantida. A audiência de custódia entra em vigor a partir de 6 de fevereiro mas, na prática, passará a valer no dia 23 do mesmo mês no Estado.

O secretário de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, disse que a mudança vai significar mais agilidade nas atividades policial e jurídica: “é para que haja uma celeridade maior, tirando um trabalho burocrático da Polícia Civil e liberando para secretaria de Segurança, em torno de 30% de policiais, para que eles possam se dedicar integralmente a investigações de grandes quadrilhas”.

A regulamentação da medida faz parte de um convênio do CNJ, do Ministério da Justiça e do Tribunal de Justiça de São Paulo. O comandante-geral da PM, Coronel Ricardo Gambaroni, afirmou que a tendência é desburocratizar o trabalho policial.

“Isso é a primeira fase de um processo amplo, que envolve a desburocratização de alguns trablahos, desde a construção de juizados especiais criminais até o uso do termo circunstaciado. (…) Otimizando o serviço, temos a potencialização do serviço policial”, relatou Gambaroni.

Para o conselheiro da OAB São Paulo, a audiência de custódia vai reduzir o déficit de vagas no sistema prisional brasileiro. Roberto Delmanto Júnior destacou ao repórter Anderson Costa que a medida vai evitar também casos de tortura de presos em flagrante por maus policiais.

“Um juiz olhando o preso, olho no olho, terá muito melhor condição de manter a prisão, se for necessária, substituir a prisão por outra pena. Maus policiais que venham eventualmente a abusar da autoridade, vão pensar dez vezes antes de fazer isso, por que a pessoa terá que se apresentar ao juiz”, explicou Roberto Delmanto.

A audiência de custódia está amparada pela Convenção Americana de Direitos Humanos e já foi adotada no Rio de Janeiro. Em 25 de janeiro, um homem foi solto por não ter sido apresentado ao juiz dentro do prazo de 24 horas na capital fluminense.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.