“Não funcionamos com base em pressão”, diz Haddad sobre Uber

  • Por Agência Estado
  • 07/10/2015 14h55
SÃO PAULO, SP, 27.03.2015: LGBT-SP - O prefeito de São Paulo (SP), Fernando Haddad, durante inauguração do Centro de Cidadania LGBT, no bairro da República, região central da cidade de São Paulo nesta sexta-feira, (27). (Foto: Fernando Nascimento/Folhapress) Fernando Nascimento/Folhapress Prefeito de SP

A um dia do prazo final para decidir pela sanção ou pelo veto do projeto de lei que proíbe o Uber na capital paulista, o prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou que sua gestão não funciona “com base em pressão”. “Nós não funcionamos com base em pressão. Funcionamos com base em formação de juízo sobre o assunto”, declarou no início da tarde desta quarta-feira, 7.

O prefeito fará uma última reunião antes da decisão. Nos últimos dias, Haddad antecipou elementos do decreto em reuniões com os dois sindicatos de taxistas e representantes de aplicativos para táxi, como o próprio Uber, além do 99Taxis e do Easy Taxi.

“Independentemente da sanção ou do veto, que na minha opinião não é a coisa mais importante, o mais importante que vai acontecer amanhã é a regulamentação com base na lei federal, que é o Plano Nacional de Mobilidade Urbana”, afirmou o prefeito.

Precarização

Para Haddad, se o serviço não for regulamentado, em pouco tempo sofrerá uma precarização. “Começa bem, termina mal. A pessoa vem bem intencionada para a cidade, quer oferecer um serviço de primeira, mas entra um segundo, a concorrência acaba precarizando”, disse o prefeito. “E nós vimos o que é transporte clandestino na cidade de São Paulo, e eu não vou permitir que isso aconteça e disse para quem quis ouvir.”

Nova categoria

A Prefeitura deve criar uma nova categoria de táxis, a qual pretende integrar veículos da categoria especial (vermelho e branco) e os veículos de luxo da cidade. Serão táxis com bandeira mais cara, e devem servir de parâmetro para uma eventual regulamentação do Uber, aplicativo que oferece motoristas não cadastrados para serviços.

Segundo interlocutores, o prefeito encomendou um estudo detalhado sobre a situação dos táxis em São Paulo antes de ir a Paris, na semana passada. Os técnicos entregaram um diagnóstico apontando para a migração dessas categorias especiais para os aplicativos.

Empresas que já têm aplicativos de táxi, como a 99Taxis, têm feito pressão no Executivo para aumentar a quantidade de táxis de luxo na cidade. Há 175 veículos nesta categoria. A 99Taxis diz que há mercado para até 5 mil carros. 

Conforme a reportagem já informou, os “táxis virtuais” serão uma categoria nova na cidade que só vai atender corridas feitas pelos aplicativos. Eles terão de pagar uma taxa ao Município.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.