Nível do Cantareira chega a 12,5%; estado garante abastecimento por mais quatro meses

  • Por Jovem Pan
  • 22/08/2014 08h48

O nível do Cantareira chega a 12,5%, mesmo índice registrado em abril, enquanto que estado garante abastecimento por mais quatro meses. A Sabesp já está fazendo obras para ampliar a captação da reserva técnica, em caso de necessidade.

A empresa pretende dispôr de mais 106 bilhões de litros de água a partir da represa Jaguari/Jacareí. O governador Geraldo Alckmin disse que as medidas adotadas garantem água até o fim do ano, independentemente da chuva.

*Ouça os detalhes no áudio

De acordo com o governador, o nível de dependência do Cantareira para o abastecimento de água caiu de 60% para 30%. O professor de recursos hídricos da Unicamp, Antônio Carlos Zuffo, acredita que a reserva técnica atual irá abastecer São Paulo no período.

Para Zuffo, a crise da água em São Paulo poderá se estender até o começo de 2015. O professor de hidráulica da USP, Júlio Cerqueira César Neto, concorda e teme pela falta de chuva até o fim do ano.

Neto acha que será inevitável usar a segunda parte do volume morto do Cantareira. A Sabesp avalia que o quadro de crise hídrica no estado vai começar a se reverter em setembro, com o início do período chuvoso.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.