Nível dos mananciais de São Paulo não para de cair; entenda

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2014 09h56

Mesmo com o tempo mais chuvoso e redução do calor, nível dos mananciais de São Paulo não para de cair e Cantareira chega a 3,2%. Depois da Agência Nacional de Águas, o DAEE, órgão estadual, também autorizou o uso da segunda cota do volume morto do sistema.

A nova reserva vai acrescentar 10,7% aos reservatórios, número suficiente para abastecer São Paulo até março de 2015. Em vídeo distribuído nesta quarta-feira pelo estado no Twitter, o governador Geraldo Alckmin declarou que o momento é de união de esforços.

No vídeo, Geraldo Alckmin destaca que a Sabesp aprovou a ampliação do bônus para quem economizar menos de 20%. A empresa prepara para ocorrer dentro de 30 dias a retirada da segunda parte do volume morto do Cantareira.

O volume do sistema Alto Tietê também bate recorde negativo com reservação de 8,4%. Falando ao repórter Thiago Uberreich, o presidente do Conselho Mundial da Água, Rubem Porto, avaliou que o estado acerta ao evitar o racionamento.

Porto, que preside o Conselho Mundial da Água, destacou que a superação da crise vai exigir sacrifícios. O professor da Universidade de São Paulo lembrou que o racionamento é uma medida drástica e impositiva.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.