Obras do túnel submerso que ligará Santos e Guarujá devem começar em 2015

  • Por Jovem Pan
  • 15/10/2014 14h37

Túnel submerso ligará Santos e Guarujá no litoral paulista; confira como a obra será feita no vídeo abaixo

Reprodução Túnel submerso ligará Santos e Guarujá no litoral paulista

Oito consórcios demonstram interesse em licitação e obras do túnel submerso Santos-Guarujá, que devem começar em janeiro do ano que vem.

A ligação entre as duas cidades pelo fundo do canal é demanda antiga e ficará pronta em agosto de 2018, a um custo de quase R$2 bilhões.

Nesta terça, oito grupos que totalizam 21 empresas nacionais e estrangeiras foram pré-qualificadas na Dersa para entrar na disputa pela construção.

O presidente do órgão, Lawrence Casagrande Lourenço, explicou ao ouvinte Jovem Pan o ineditismo da tecnologia a ser utilizada nessa obra.

“Esse túnel será composto por seis módulos que serão feitos fora da água, depois afundados no canal, formando um túnel submerso de quase 800 metros ligando Guarujá até Santos”. Entenda no vídeo abaixo.

A ligação terá três faixas de rolamento em cada um dos dois sentidos e mais uma galeria central para pedestres e ciclistas.

A Prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito, afirma que o Governo do Estado atende reivindicação de 8 décadas dos moradores da região.

Brito afirma que o túnel é um desejo e uma necessidade. Ela explica que a obra vai desafogar o tráfego das travessias de balsa e pela serra.

O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Santos, Rogério Pereira dos Santos, disse que a construção do túnel vai requalificar a área do bairro do Macuco.

Santos afirmou que a obra será interligada com a criação de um corredor de ônibus que vai chegar até São Vicente.

Incluindo o projeto, as desapropriações e as compensações ambientais, o custo total da obra vai chegar a R$2,800 bilhões de reais.

A maior parte dos recursos virá do Governo do Estado, com parte deles financiados pelo BNDES.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.