Ocorrências envolvendo torcidas vão ser registradas em “superplantão”

  • Por Tiago Muniz / Jovem Pan
  • 06/04/2016 09h53
Reprodução/Twitter/Mário Lucas Musial Trens do Metrô ficaram destruídos após confronto entre torcedores de Palmeiras e Corinthians

A partir de agora todo e qualquer caso envolvendo violência de torcida deve ser tratado desde o início por uma equipe especializada. Está no Diário Oficial desta quarta-feira (6) a portaria que estabelece um plantão conjunto da Delegacia de Intolerância Esportiva (Drade) e da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur).

Até então, um caso era registrado no distrito policial da área e depois encaminhado à Delegacia de Intolerância Esportiva. Agora, desde o começo, o caso deverá ser tratado pelo plantão especial nos casos relacionados a eventos esportivos na Capital e na Grande São Paulo.

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves, diretor do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), ao qual a Deatur é subordinada, diz que a medida cria um “superplantão.” “Teremos delegados experientes, escrivães, investigadores de polícia, para podermos unificar as decisões”, afirma Nico.

Esse plantão específico ficará sediado no prédio da Delegacia Geral de Polícia, que já abriga a Drade e a Deatur, na Rua Brigadeiro Tobias, região da Luz, centro de São Paulo.

No domingo (3), as três pessoas detidas após envolvimento na briga que terminou com uma pessoa morta foram liberadas pelo plantão do 63º DP de São Paulo, na Vila Jacuí. Na segunda-feira (4), o secretário da segurança Alexandre de Moraes disse que a ideia dessa equipe especializada vem justamente depois do registro de domingo.

“Se você me perguntar se eu concordo com as três tipificações que foram dadas, não concordo. E exatamente por isso conversamos com o doutor Youssef [Abou Chahin, delegado-geral de polícia] e nós estamos criando internamente uma central para que todos os fatos durante os dias de jogos sejam levados para esse central”, afirmou o secretário.

O secretário Alexandre de Moraes (terceiro, da esquerda para a direita) em entrevista coletiva na segunda, 4. (Tiago Muniz/Jovem Pan)

Outras medidas

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) e o Ministério Público (MP-SP) se reuniram com representantes da Federação Paulista de Futebol (FPF) e anunciaram algumas medidas tentando diminuir a violência entre torcidas após o clássico entre Palmeiras e Corinthians.

Os jogos entre times grandes do estado (Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo) deverão contar com torcida única, ou seja apenas a do time mandante.

(Rubens Chiri/saopaulofc.net/ Divulgação)

Além disso, os clubes não poderão mais reservar cotas de ingressos para as torcidas e a venda para elas vai ter que ser feita por meio de um cadastro online específico. Os torcedores também estão proibidos de entrarem nos estádios com qualquer adereço, faixa ou roupa que faça alusão às organizadas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.