OMS amplia indicação de vacina contra febre amarela em São Paulo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 21/03/2017 08h47
Rede pública de saúde oferece vacinação contra a febre amarela Centro de Saúde de Brasília nº 8, 514 Sul, Plano Piloto, Brasília, DF, Brasil 17/1/2017 Foto: Andre Borges/Agência Brasília. A Secretaria de Saúde recebeu nesta semana do governo federal 25 mil doses da vacina contra a febre amarela. O quantitativo faz parte da remessa mensal e é distribuído de acordo com a demanda de cada região administrativa. Segundo a pasta, lotes extras estão sendo enviados pelo Ministério da Saúde prioritariamente aos locais com maior incidência de casos, como Espírito Santo, Minas Gerais e São Paulo André Borges/Agência Brasília Febre amarela

O coordenador de Controle de Doenças da Secretaria de Saúde de São Paulo, o infectologista Marcos Boulos, afirmou que a mudança da OMS não vai alterar a recomendação local. “Não vemos atualmente motivo para vacinar a população do litoral. Não há até o momento nenhum indício de risco de febre amarela naquela região.” 

Boulos acredita que a recomendação da OMS foi tomada diante dos casos na Serra do Mar do Rio e do receio que os casos avancem para São Paulo. “O monitoramento está sendo realizado. Os casos ocorreram numa região distante do litoral paulista”, completou.

O diretor assegurou que, caso seja observado o aparecimento de infecções suspeitas ou de mortes de macacos com indícios da doença em áreas mais próximas à capital, a estratégia será revista. Boulos afirmou ainda ser necessária cautela na indicação da vacina contra febre amarela. Ele lembrou do risco, apesar de pequeno, de reações adversas.

Além de São Paulo, a OMS recomenda que viajantes que se destinam para o Rio (exceto capital e Niterói) também sejam imunizados. Esta é a terceira alteração nas orientações a viajantes feita pelo organismo neste ano. Em janeiro, estendeu-se a indicação da vacina para 69 municípios do sul e sudoeste da Bahia. No dia 6 deste mês, foi a vez do Espírito Santo. O governo federal não comentou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.