Passageiros são surpreendidos por paralisação de ônibus

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/05/2016 11h49
São Paulo- SP- Brasil- 03/02/2016- A revitalização do corredor de ônibus Inajar de Souza beneficia diariamente 201 mil pessoas. O trajeto que liga o Terminal Cachoeirinha, na zona norte, à região central da capital recebeu 14,6 quilômetros de pistas com novo piso e 28 novas paradas de ônibus, além de 3 quilômetros de ciclovia e 2,9 quilômetros de pista de caminhada. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta quarta-feira (3) os resultados da obra e testou a viagem de ônibus da Freguesia do Ó até o Largo do Paissandu. “Nós já entregamos cerca de 40 quilômetros de corredores e 490 quilômetros de faixas exclusivas. A cidade hoje está tirando o ônibus do congestionamento. Na medida em que forem liberados os recursos do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], nós vamos transferir os ônibus da faixa à direita para o corredor à esquerda, porque do ponto de vista urbanístico a cidade fica mais organizada”, afirmou Haddad, durante a viagem na linha 9500-10 (Terminal Cachoeirinha - Paissandu). Com a intervenção, o deslocamento entre o terminal e a região central leva atualmente entre 20 e 30 minutos. O novo pavimento rígido instalado no corredor tem mais durabilidade e é mais adequado à alta circulação dos veículos e às frenagens nos pontos. Cerca de 30 linhas de ônibus foram beneficiadas com as obras. “Com esta estrutura, a Inajar de Souza passa a admitir verticalização, porque quando há a instalação do corredor, pelo plano diretor, pode verticalizar. É um ganho para a zona norte, que vai receber investimentos imobiliários com o transporte de massa garantido”, disse Haddad. O asfaltamento das demais faixas das avenidas por onde passa o corredor também foi renovado. A reforma foi realizada não só na avenida Inajar de Souza, mas também nas avenidas Marquês de São Vicente, Norma Pieruccini Gianotti, Ordem e Progresso, Rudge, Rio Branco, no Largo do Paissandu e no Terminal Praça dos Correios. Todas as 28 pa Fabio Arantes / Secom Corredor de ônibus

A paralisação dos motoristas de ônibus pegou muita gente de surpresa nesta quarta-feira (18), na capital paulista. A categoria, que reivindica aumento salarial e uma série de benefícios, bloqueou os 27 terminais de ônibus na cidade, além de corredores, a partir das 10 horas. A paralisação vai até o meio-dia.

No Terminal Parque D Pedro, a doméstica Gelza Souza, de 68 anos, contou que não sabia da paralisação. “Eu só descobri quando cheguei aqui.” Há seis meses, ela passou por uma cirurgia no fêmur e voltava de uma consulta médica na Liberdade, também no centro, antes de ficar retida no terminal. “Aconteceu de eles resolverem parar logo em um dia de chuva. Prejudica, mas a gente também precisa entender que é bom para eles. Sem o motorista, ninguém anda na cidade.”

A autônoma Cirlene Siqueira, de 58 anos, também não foi pega desprevenida. “Eu não estava sabendo, não vi nenhuma notícia. Cheguei aqui, tomei um susto.” Moradora de Santo Amaro, na zona sul, ela saiu de casa às 6h30 e pretendia ir a Itaquera nesta manhã. “Eu acabei presa aqui, no meio do caminho.”

A categoria quer aumento real de 5%, além de benefícios como reajuste no vale-refeição e plano odontológico gratuito. Outro ato está previsto para a tarde da próxima quinta-feira (19), caso não haja acordo com o sindicato patronal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.