Prefeituras atrasam pagamentos e coleta do lixo pode entrar em colapso

  • Por Jovem Pan
  • 07/02/2016 16h16
Anderson Costa/ Jovem Pan Garrafas quebradas

Prefeituras atrasam pagamentos dos contratos de coleta de lixo e serviços podem entrar em colapso a qualquer momento. A Abrelpe, entidade empresarial do setor, revela que em todas as regiões do país há municípios que não pagam em dia desde outubro.

O problema tende a afetar ainda mais as regiões metropolitanas, como a de São Paulo, em virtude do grande volume de lixo gerado. O diretor-presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, diz a Tiago Muniz que não sabe até quando as empresas suportarão os custos. (Ouça acima).

Os trabalhadores das empresas de limpeza urbana reconhecem que a crise é um complicador e sugerem criatividade para superar impasses. O presidente da Famaco, federação dos funcionários do setor no estado de São Paulo, Roberto Santiago, quer inflação e mais 5% de aumento:

As empresas de algumas cidades da Grande São Paulo já firmaram acordos coletivos que valem também para este ano, afastando o risco de paralisação. Os munícipios do ABC, Taboão da Serra, Osasco e parte de Guarulhos têm os reajustes assegurados por meio de acordos individuais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.