Projeto pioneiro promete devolver dignidade a usuários de drogas em SP

  • Por Jovem Pan
  • 24/03/2017 09h44
Jovem Pan Projeto pioneiro promete devolver dignidade a usuários de drogas em São Paulo - rep

A cidade de São Paulo ganhou, nesta quinta-feira (23), a primeira Casa de Passagem do Brasil. Desenvolvida dentro do programa Recomeço, a iniciativa pioneira visa oferecer acolhimento para dependentes químicos.

O local vai abrigar homens maiores de 18 anos que se encontram em situação de rua ou com vínculos familiares fragilizados, e que estejam associados às ações estaduais de enfrentamento ao uso de drogas, especialmente o crack.

São disponibilizadas 24 vagas com investimento anual de cerca de R$ 1 milhão.

Segundo o secretário de Estado de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, o projeto é um passo importante para oferecer oportunidades de reinserção social.

Pesaro também confia na sinergia com o município, mesmo afirmando que é necessário ‘ter os pés no chão’, pois o trabalho é complexo, lento e envolve vários setores.

Neste novo serviço, os usuários serão recebidos por um período de, no máximo, 30 dias.

Nesse período passam por avaliações diagnósticas e providências necessárias para o encaminhamento a outros serviços sócioassistenciais, de saúde, fortalecimento de vínculo familiar e trabalho.

Para Maraisa de Oliveira, coordenadora da casa, a demanda é carente dessa atenção.

Em pouco mais de um mês de funcionamento, a casa já tem resultados positivos.

Há casos de usuários que foram para comunidades terapêuticas e outros que voltaram a estudar em busca de novas oportunidades.

Confira a reportagem completa de Fernando Martins:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.