Quem deve e quem não precisa regularizar sua situação eleitoral até quarta-feira (4)

  • Por Jovem Pan
  • 30/04/2016 14h40
Elza Fiúza/ABr Urna eletrônica

Os cartórios eleitorais estão de plantão neste fim de semana para atender a demanda de algumas pessoas que devem regularizar sua situação (veja mais abaixo) até a próxima quarta-feira (4). Os cartórios e o posto Anhangabaú funcionam, neste sábado e domingo, das 9h às 18h.

Mesmo quem não agendou pode comparecer a um posto, de preferência no final da tarde neste fim de semana, período em que muitos dos que marcaram horário faltam.

O agendamento deve ser realizado pelo site oficial do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (clique AQUI). Nos três últimos dias (2,3 e 4), porém, será atendido quem chegar primeiro, sem agendamento.

Os documentos que é necessário levar são carteira de identidade, comprovante de residência e certidão de dispensa do serviço militar.

Como a demanda deve ser muito grande, as pessoas que querem atualizar sua situação eleitoral em questões menos importantes (que não têm prazo definido) deve evitar comparecer aos cartórios nesses próximos dias.

Veja quem deve e quem não deve visitar um dos 425 cartórios do estado de São Paulo nos próximos dias:

PRECISA visitar o cartório eleitoral até 4 de maio:

  • Quem precisa tirar o título pela primeira vez (mais de 18 anos obrigatório; de 16 a 18 anos, opcional);
  • Quem precisa transferir seu local de votação;
  • Quem está com o título de eleitor cancelado (deixou de votar em três turnos seguidos).

Consulte AQUI a sua situação eleitoral.

NÃO PRECISA visitar os cartórios nos próximos dias. Melhor esperar para depois de 4 de maio (ou após as eleições em alguns casos):

  • Quem apenas quer fazer o cadastramento da biometria (ainda não é obrigatório no estado de São Paulo, a não ser em 15 cidades; veja mais abaixo);
  • Quem faltou em apenas um ou dois turnos e ainda não teve o título cancelado, mas precisa apenas pagar multa;
  • Quem quer tirar a segunda via do título eleitoral. Não é necessário mais fazê-lo. É exigido apenas no momento da votação o próprio documento de identidade com foto. O número do título de eleitor também pode ser consultado aqui.

Biometria

Dos 32 milhões de eleitores paulistas, mais de 5 milhões já estão cadastrados. Foram implantados aparelhos biométricos em todos os cartórios eleitorais. Assim, quem foi tirar o título pela primeira vez ou resolver outra pendência, já teve a digital cadastrada. Quando uma determinada cidade alcança 60% de cadastramento, aí torna a biometria obrigatória.

Em 15 municípios paulistas, o cadastramento biométrico dos eleitores já foi concluído e é utilizado nas eleições. Nas cidades de Águas de São Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva, Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da Serra, São Pedro e Vinhedo, o eleitor que não fez a identificação biométrica teve o título cancelado e precisa regularizar sua situação para poder votar.

Informações de entrevista da assessora-chefe do TRE-SP, Eliana Passarelli, concedida ao repórter JP Tiago Muniz, e do site oficial do órgão.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.