São Paulo lidera número de mortes em trabalho

  • Por Jovem Pan
  • 03/05/2015 11h12
Trabalhador EFE Trabalhador

Estudo da Organização Internacional do Trabalho aponta que anualmente 313 milhões de empregados sofrem acidentes durante o expediente em todo o mundo. Já no Brasil, o estado de São Paulo ficou em primeiro lugar no ranking e a categoria mais afetada foi a dos caminhoneiros.

De acordo com o Diretor substituto do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho, Fernando Donato, o número total de ocorrências no Brasil é de 720 mil por ano. O Ministério do Trabalho defende que esse número deve diminuir e Donato explica quais medidas estão sendo tomadas atualmente. “Realizamos cerca de 130 mil ações fiscais específicas de segurança de saúde a cada ano. Além disso, todo acidente grave e fatal nós buscamos analisar no sentido de identificar quais foram as falhas que ocorreram no processo de trabalho”, e completa, “o nosso papel principal é fiscalizar”.

Após a inspeção, se detectada alguma irregularidade, o Departamento de Segurança e Saúde do Trabalho tem o poder de interditar a atividade e ainda aplicar uma multa ao empregador.

No quadro mundial, a OIT estima que uma pessoa morra a cada 15 segundos vítima de acidente no trabalho, sendo 321 mil mortes por dia. Os registros são feitos principalmente em países menos desenvolvidos que têm grande quantidade de trabalhadores dedicados a atividades consideradas mais perigosas, como construção, agricultura e mineração.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.