São Paulo recebe novos ônibus com ar-condicionado, câmera e sinal Wi-fi

  • Por Jovem Pan
  • 02/09/2014 18h00

Quatro novos ônibus de São Paulo possuem sinal de internet Wi-fi FABIO ARANTES/SECOM Quatro novos ônibus de São Paulo possuem sinal de internet Wi-fi

A cidade de São Paulo colocou em circulação nesta segunda-feira 20 ônibus equipados com ar-condicionado e câmeras de segurança. Quatro desses veículos possuem ainda sinal de internet Wi-fi, “ainda em fase de testes”, ressalta a Prefeitura. Os coletivos são do tipo superarticulados e podem transportar até 174 passageiros cada.

Os veículos possuem oito câmeras, seis na região das portas, para ajudar a evitar acidentes, uma próximo ao motorista e a última sobre a máquina que cobra o valor da passagem do bilhete único do usuário do transporte, o validador. Isto para vigiar possíveis fraudes no uso de bilhetes de uso pessoal e intransferível, como para idosos, estudantes e pessoas com deficiência.

As linhas atendidas pela novidade serão a 809P Terminal Campo Limpo-Pinheiros e 857P Terminal Campo Limpo-Paraíso, da Viação Campo Belo, atingindo a zona sul da cidade, bem como a região da Avenida Paulista (no caso da segunda linha referida).

Outros 10 ônibus que circulam em bairros da Zona Leste como Sacomã e Vila Prudente (da Via Sul) estão sendo preparados para entrar em circulação, informa a prefeitura. A frota na capital paulista é de 15 mil ônibus.

“Com o wi-fi e o ar-condicionado, somados às faixas exclusivas, estamos criando um ambiente mais favorável ao transporte público”, afirmou Fernando Haddad na entrega dos veículos, no Terminal Pinheiros. “Tudo que a gente quer é que as pessoas se sintam cada vez melhor usando o transporte público, com as comodidades da vida moderna. Eles [novos ônibus] vão acrescentar qualidade ao trajeto, que além de ser mais rápido, será mais útil”, justificou o prefeito.

As inovações estão em fase de teste, assume o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto. “A experiência que tivemos dez anos atrás com ar-condicionado, por exemplo, não foi boa, tivemos alguns problemas”, afirma. “Mas acho que agora será diferente. O clima está mais quente e as pessoas estão mais acostumadas com ar-condicionado”, avalia o secretário.

Se aprovados pela população, ar-condicionado e câmeras deverão ser implantados em outros ônibus de grande porte que circulam nos corredores criados pelo prefeito da capital.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.