#SãoPaulo461: a Selva de Pedra que tem espaço para tudo e para todos

  • Por Jovem Pan
  • 23/01/2015 21h03
SÃO PAULO, SP, BRASIL, 17-10-2012: Vista de cima do bairro Saude em São Paulo (SP). (Fotos: Victor Moriyama/Folhapress, SUPLEMENTOS) Victor Moriyama/Folhapress São Paulo vista de cima

Vista do alto, São Paulo é uma Selva de Pedra, cinza, grisalha, barulhenta, mas do alto também vem outro barulho. Todos os dias, centenas de pousos e decolagens acontecem no aeroporto de Congonhas.

São Paulo é a terra de todos, assim como disse o escritor e cronista, Ignácio de Loyola Brandão: “aqui é assustador e fascinante. Misterioso e enigmático. O que me encanta em São Paulo é você nunca saber o que vem pela frente”.

A paixão pela cidade, move o paulistano da gema, do Bixiga, da boemia, do samba: o cantor Thobias da Vai-Vai. “É nessa cidade que a gente faz o nosso samba, trocamos energia, espalhamos alegria”, diz.

São muitos os lugares que retratam as imagens de São Paulo, mas as feiras livres são as mais democráticas. Elas estão lá, faça chuva ou faça sol. O pastel da famosa Maria – Kuniko Kohakura Yonaha -, a japonesa mais paulistana da feira do Pacaembu atrai muitas pessoas com vontade de provar o sabor paulistano. Ela conta o seu segredo e diz que o famoso pastel de carne é “o carro-chefe”.

Do pastel a pizza, a São Paulo de tantos lugares e tantos desafios tem espaço para todos e para tudo.

O arquiteto e urbanista Ruy Ohtake diz que a cidade precisa ser tratada com carinho: “eu sou nascido aqui em São Paulo. Sou um paulistano extremamente torcedor pela cidade. Como jovem cidade, é preciso trabalhar com muito carinho e arrojar com a imaginação”.

São Paulo possui diversas culturas. Nessa grande metrópole existe gente de cada ponto do país. Existe gente de outros países. Muitas culturas misturam-se na “terra da garoa” que, neste domingo (25), fica mais velha.

Apesar de tudo, a cidade tem seus encantos e continua bela. “É uma questão de enxergar”.

A Rádio Jovem Pan fez uma homenagem aos 461 anos da cidade de São Paulo. A matéria de Patrick Santos conta com a participação de grandes personalidades da cidade.

*Confira a homenagem completa no áudio

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.