Secretário defende preços de estacionamentos mais elevados em São Paulo

  • Por Jovem Pan
  • 18/09/2014 12h37

O secretário municipal de Transportes defendeu preços mais elevados em estacionamentos privados da cidade de São Paulo. Nesta quarta-feira, Jilmar Tatto argumentou que altas cobranças desmotivam os paulistanos a saírem de casa com o carro.

Os preços geraram desconfiança no Conselho Administrativo de Defesa Econômica, o CADE, que suspeita da formação de cartel entre as empresas. O secretário Jilmar Tatto pede o combate à prática ilegal, no entanto, defende tarifas mais elevadas em estacionamentos privados.

Em agosto, a prefeitura usou o argumento de diminuir o número de carros na cidade para aumentar o valor da Zona Azul de R$ 3 para R$ 5. Para o sócio da consultoria EY, Antônio Uras, estudioso no assunto, não é o preço do serviço que determina se o paulistano vai sair de carro.

Antônio Uras acredita que estacionar no centro ficará mais caro com a inauguração de mais quilômetros de ciclovias. O engenheiro Adauto Sírio, especialista em trânsito, disse a Victor La Regina, que quem gera a necessidade de estacionamento deve providenciá-lo.

A prefeitura pretende inaugurar mais estacionamentos públicos subterrâneos, incluindo um na Praça Roosevelt, nos próximos meses. Na contramão do aumento da demanda, pesquisa da Consultoria Colliers mostra que o preço para estacionar na cidade diminuiu em relação a 2013.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.