Sindicato dos Metroviários confirma paralisação por 24h nesta quarta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 14/03/2017 21h22
Paulo Pinto/Fotos Públicas Metrô

O Sindicato dos Metroviários de São Paulo decretou greve de 24 horas a partir das 00h da próxima quarta-feira (15). A informação foi confirmada oficialmente pela página do sindicato. Por meio de nota, o Metrô lamentou a decisão tomada pela categoria, que optou por uma greve política que irá prejudicar mais de quatro milhões de usuários.

“A Companhia irá adotar as medidas necessárias para minimizar os transtornos à população, acionando seu plano de contingência. Embora o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) tenha concedido liminar que obriga o Sindicato a manter efetivo de 100% nos horários de pico (das 6h às 9h e das 16h às 19h) e 70% nos demais horários, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia, a entidade manteve a decisão pela paralisação”, diz a nota.

O Metrô afirma ainda que a ausência e/ou abandono do posto de trabalho nesta quarta-feira implicará em desconto das horas e do DSR (Descanso Semanal Remunerado) e conta com o “senso de responsabilidade que sempre pautou os metroviários para que a população não seja prejudicada.”

A greve contraria liminar do Tribunal Regional do Trabalho concedida nesta terça-feira que obriga o sindicato a manter efetivo de 100% da frota nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 19h, e de 70% nos demais horários, sob pena de aplicação de multa de R$ 100 mil por dia.

Segundo o sindicato, a greve começa a partir da 0h e vai afetar os usuários das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha, 5-Lilás e do monotrilho da Linha 15-Prata. Apenas a Linha 4-Amarela, operada pela concessionária Via Quatro, não será atingida pela paralisação dos metroviários. 

Além dos metroviários, os ônibus devem parar entre às 00h e 8h. Um protesto contra a reforma da Previdência está marcado para a tarde desta quarta-feira e irá incluir outras categorias como a dos professores.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.